Recursos de material patrimonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
4 RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS





4.1 Recursos Materiais

Segundo GURGEL (2002), a administração de materiais tecnicamente bem aparelhada é, sem duvida, uma das condições fundamentais para o equilíbrio econômico e financeiro de uma empresa.
Tratar adequadamente do abastecimento, do planejamento e do reaproveitamento de materiais contribui para a melhoria do resultadode qualquer organização.
A elevação da receita deverá ser sempre perseguida pela melhoria do produto e por sua boa distribuição. Recomenda-se que a elevação da receita não seja feita á custa da redução do preço nem do alongamento dos prazos de pagamentos dos clientes. O resultado será então reforçado por uma boa administração das despesas e dos custos; conseqüentemente, também, por umaexcelente Administração de Materiais.
Na era da Revolução Industrial do século XVIII, as empresas eram organizadas sem torno de três atividades básicas:
• Suprimento de capital, pessoal e material;
• Produção ou conversão;
• Venda e distribuição;
A evolução da organização industrial levou a se comprar materiais que inicialmente eram fabricados pelas empresas.A produção passou a se especializarem virtude da complexidade das tecnologias e da necessidade de se obter economia da escala nos processos produtivos. A incidência de materiais comprados elevou-se e a área de compras organizou-se numa gerência independente da produção.
Observamos na empresa estudada os seguintes recursos materiais:
• Tecidos diversos: esse material é utilizadona confecção dos produtos Zara e trata-se da principal matéria-prima utilizada pela Empresa.
• Botões e Zíper: esse material é utilizado na confecção dos produtos da Zara e trata-se de uma matéria-prima de extrema importância, pois é responsável pelo acabamento da peça e a aplicação dos mesmos nos produtos é o grande diferencial que a Zara apresenta sob seus concorrentes.
•Linhas e Agulhas: a Empresa possui grande variedade de modelos e quantidades desse material, pois ele integra o produto final sendo peça chave para a funcionalidade dos produtos da Zara já que têm por funções possibilitar a montagem dos produtos.
• Embalagens Plásticas, Caixas e Paletes: As embalagens plásticas (saquinhos) da Zara são confeccionadas com o material polipropileno recuperadas épossuem a sua logomarca, já as caixas são de papelão reciclados é também confeccionadas com a sua logomarca. As caixas são colocadas ainda em paletes e strechadas. Na Zara eles são utilizados para garantir que seus produtos cheguem ao destino de forma segura evitando perdas.






4.2 Recursos Patrimoniais

Segundo GURGEL (2002), entende-se como ativo imobilizado todo ativo danatureza relativamente permanente, em geral mantido na empresa para utilização na produção de mercadorias ou prestação de serviços.
Três afirmações importantes devem coexistir para que possamos classificar um ativo como fixo ou imobilizado:
• Ter natureza relativamente permanente;
• Ser utilizado na operação do negócio;
• Não ser destinado á venda;
Nenhumbem tem vida ilimitada na empresa, pois com o tempo todos os bens sofrem desgaste pelo uso e obsolescência. Esses desgastes são, inclusive, contabilizados legalmente.
A existência de uso contínuo dos bens, refletidos pelo registro detalhado, deverá ser conferida periodicamente por meio de um programa detalhado de inventários físicos.
Observamos na empresa os seguintes recursospatrimoniais:
Maquinas de corte de tecidos, maquinas de costura galoneira, maquinas de costura reta, maquinas de costura overlock, embaladeira com seladora automática, maquinas dobradeira de tecidos, e maquina de passar a vapor: São as máquinas responsáveis pela produção, embalagem e acabamento dos produtos.
Computadores, Impressoras, Fragmentadoras de papel, Aparelhos telefônicos,...
tracking img