Recrutamento recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução 2
O Recrutamento 3
Objectivos do recrutamento 4
Formas de recrutamento 4
Recrutamento interno 4
Recrutamento externo 4
Vantagens do recrutamento interno 5
Desvantagens do recrutamento externo 5
Vantagens do recrutamento externo 5
Desvantagens do recrutamento externo 5
Fontes de recrutamento 6
Meios de recrutamento 7
Fichas de emprego 7
Vantagens daficha de emprego 7
Abertura do processo de recrutamento 7
Formas de recrutamento 8
A Selecção 8
Práticas de selecção 9
Métodos de selecção 9
Tipos de entrevista 10
Entrevista tradicional 10
Entrevista situacional 10
Entrevista comportamental 10
Finalidades da entrevista e seu emprego 10
Os testes 10
O processo de recrutamento e selecção 11
O recrutamento e selecção face agestão de recursos humanos 11
Recrutamento em Moçambique 11
Conclusão 13
Bibliografia 14

Introdução
Nos dias de hoje as organizações têm enfrentado vários dilemas no que concerne a aquisição do capital humano dentro das organizações. No entanto vários processos e métodos são adoptados neste processo, para tal há que se saber qual destes métodos será adequado para cada situação. Nopresente trabalho tentar-se-á elucidar aqueles que são alguns métodos e praticas de recrutamento de pessoal no nosso país.
Irei falar dos objectivos do recrutamento, dos critérios, formas (recrutamento interno e externo), das vantagens e desvantagens dos dois tipos de recrutamento, fontes de recrutamento, da selecção, os métodos de selecção, o processo de recrutamento, o recrutamento face á gestão derecursos humanos e do recrutamento em Moçambique.
O recrutamento se constrói de procedimentos em que se procura localizar candidatos e atrai-los para a vaga. Uma das fontes de atracção e motivação dos candidatos poderá ser através de anúncios nos jornais de maior circulação, procurando chamar atenção para as vantagens oferecidas e os requisitos técnicos desejados pela empresa, bem como data,horário e local de inscrição. Como o anúncio é o veículo de maior penetração e o mais seguro, permite, desde que bem estruturado, informar aos capazes e desestimular os incapazes, permitindo, dessa forma, atrair os candidatos realmente adequados as necessidades da empresa.
Um programa de recrutamento em qualquer empresa deve ser baseado em políticas bem definidas, com critério e pesquisa, pois assimestará cada vez mais alicerçando a administração de pessoal para que seus objectivos sejam alcançados.

O Recrutamento
O recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visam atrair candidatos potencialmente qualificados de ocupar cargos dentro da organização.
O recrutamento consiste num conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados ecapazes de ocupar cargos dentro da organização. Através do processo de recrutamento, a organização informa o mercado de trabalho de que existem oportunidades de emprego para determinadas funções.
O recrutamento tem implicações individuais e sociais de grande alcance, pois que representa um processo básico de distribuição de recursos humanos dentro da sociedade. É o meio pelo qual o potencial humanoé mobilizado a descobrir oportunidades que lhes permitem contribuir ao máximo para a produção geral da sociedade.
Para que se inicie o processo de recrutamento é necessário que a organização se aperceba de que existe uma necessidade de contratar pessoas para desempenhar funções específicas, determinando a partida qual o perfil de competências que interessa recrutar, tendo em conta os seusobjectivos estratégicos e operacionais.

Consequências do recrutamento Inadequado
1. Para o candidato: dificuldade para progresso profissional; obstáculo para o seu desenvolvimento financeiro; frustrações e insatisfações; deslocamentos; instabilidade emocional e profissional; constante insegurança quanto ao futuro, cujos factores psíquicos reflectem negativamente na família, na comunidade e na...
tracking img