Recreio monitorado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE RONDONÓPOLIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DE 1º GRAU GISÉLIO DA NÓBREGA










RECREIO MONITORADO, UM DESAFIO PARA A EQUIPE GESTORA











Rondonópolis- MT
2012
Franciele Macedo Rodrigues









RECREIO MONITORADO, UM DESAFIO PARA A EQUIPE GESTORATrabalho apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I – Gestão- 5º semestre.
Orientador:
Tutor Eletrônico: Tatiane Pereira Alves Marigo
Tutor de Sala: Márcia Regina Soares de Carvalho






Rondonópolis-MT
2012
Escola Municipal Gisélio da Nóbrega

Projeto: RECREIO MONITORADO, UM DESAFIO PARA A EQUIPEGESTORA

Estagiária: Franciele Macedo Rodrigues

Instituição: Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR-VIRTUAL)

Curso: Pedagogia- Licenciatura

Período: 5º Semestre

Carga Horária: 20 horas

Público Alvo: Educação Infantil (4 anos)

Diretora: Márcia Regina Araújo de Brito

Supervisora Pedagógica: Sueli de Oliveira Souza








Rondonópolis-MT
2012
TEMÁTICA-CONTEÚDOLINGUAGEM ORAL: Trabalhar o comportamento, o companheirismo com os colegas da sala de aula, procurar não fazer bagunça na hora do recreio e sim fazer com que o recreio seja prazeroso.



LINGUAGEM NUNÉRICA: Espaço físico, noções do espaço que possuem (longe, perto, grande, pequeno, aqui ou ali.) jogos pedagógicos de montar, jogo da memória, quebra-cabeças.


PORTUGUÊS: Contagem de histórias,despertarem o interesse pela leitura.


EDUCAÇÃO FISICA: Exercícios físicos, jogar bola, pular corda.

ARTES: Pintura do momento mais importante da escola.











INTRODUÇÃO

Tendo como princípio que as crianças têm muita energia para gastar, e brincar trás prazer e aprendizagem, unimos esses princípios para melhor executar o recreio das crianças da Escola Municipal Gisélioda Nóbrega, tendo a hora do recreio um momento coletivo e divertido, onde pode se aplicar atividades de desenvolvimento “curricular”, como também o laser.
Primeiramente trabalharemos com a Educação Infantil, executando uma semana de atividades onde na qual estaremos apresentando para as crianças o verdadeiro significado do recreio, e porque estamos tornando o mesmo monitorado.
Levaremos umcronograma de atividades para ser desenvolvidas com as crianças, onde a proposta é resgatar as brincadeiras de rodas e brincadeiras antigas, que devido ao grande avanço da tecnologia não conseguimos ver mais nas ruas e muito menos na escola.
Com o projeto do recreio monitorado poderemos orientar também sobre como diminuir a violência escolar, como respeitar os professores e demais funcionários daescola, e no mais o respeito perante a sociedade, digo com os mais velhos, que podemos perceber que nos dias de hoje isso já vem sendo bem escasso.
















JUSTIFICATIVA

O estudo pensa a temática do brincar e do jogo por crer nas possibilidades e importância essas atividades para o desenvolvimento infantil nas diferentes áreas cognitivas, pedagógicas, psicológicas, sociais,afetivas e psicomotoras. Tem-se ciência que muitos estudos já têm sido realizados com esta mesma temática, para tanto, pretendo apresentar diferentes olhares sobre esta temática considerando a importância e a relevância sobre o tema.
Por considerar que jogos e brincadeiras além de fontes de lazer e prazer são também fontes de conhecimento, onde brincar integra as atividades educativas com osprocessos de ensino-aprendizagem.
Nesta mesma perspectiva Kraemer (2007, p.21) nos diz: “Brincar é uma atividade natural da infância. Ele é importante porque traz prazer à criança e porque proporciona desenvolvimento e aprendizado ao indivíduo que brinca.”
O jogo estimula a criança no aprimoramento de análises de estratégias, levantarem hipóteses e a planejar os objetivos desejados, daí então a...
tracking img