Recicle vidas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome RA

Arison Holanda 1137328450
Bruno Cacioli 1110292167
Flávio Campos Manzano 1136324644
Homero Gebin 1108345585
Sidney Albino Pires 1141327424

GESTÃO AMBIENTAL - 3º SEMESTRE - SALA 222

PROJETO

RECICLE VIDAS

UniversidadeAnhanguera Educacional
Santo André
2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
I. PÚBLICO ALVO 03
II. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA 03
III. JUSTIFICATIVA DESTE PROJETO 03
III.I ONG AÇÃO TRIÂNGULO 04
IV. COLOCANDO A ‘MÃO NA MASSA’ 06
V. NOSSO OBJETIVO 07
VI. RESULTADOS 08
VII. CARTAZ PARA DIVULGAÇÃO 09
VIII. CONCLUSÃO 11
IX.BIBLIOGRAFIA 12

INTRODUÇÃO

Usa-se óleo para variados tipos de pratos na cozinha do brasileiro, mas após o uso, então para se desfazer dele da maneira mais simples, joga-se pelo ralo, na pia, no vaso sanitário onde se acredita não haver problemas algum com este ato.
É ai que todos se enganam, porque pode-se entupir os próprias tubulações residenciais, o custo da limpeza da água do esgoto éalto e além disso é extremamente prejudicial ao meio ambiente pois água e óleo são muito difíceis de serem separados, causando um impacto aquático muito grande.
Existem pequenas atitudes que podem reverter esse quadro de poluição e desperdício e tornar o planeta em lugar e melhor auto sustentável para se viver que seria reaproveitando o óleo usado para fazer sabão e economizar nas compras dealguns produtos para limpeza ou então pode-se armazená-lo e doá-lo a empresas ou entidades que reaproveitem o produto.
As possibilidades de uso são inúmeras e a utilização desse produto gera muito mais lucros para o povo brasileiro e mais lucros ainda para o meio ambiente.

I - PÚBLICO ALVO

Moradores e comércios da cidade de Santo André, na região do Grande ABC, São Paulo.

II –IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA

Alto consumo, descarte indevido e pouco esclarecimento populacional quanto à reciclagem de óleo utilizada no cotidiano nas residências e comércios no município de Santo André, ABC Paulista.

III – JUSTIFICATIVA DESTE PROJETO

A cidade de Santo André possui 649.331 habitantes e estima-se que quase 500 toneladas de óleo são despejadas na rede de esgoto mensalmente só na Região doGrande ABC.

O óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na rede de esgoto causa entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema. Entretanto muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda têm jogado o óleo utilizado na cozinha na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos que isso causa.

Jogar o óleo napia, em terrenos baldios ou no lixo acarreta três fins desastrosos a esse óleo:

* Permanece retido no encanamento, causando entupimento das tubulações;
* Óleos e gordura nos esgotos geram mau cheiro. O óleo é mais leve que a água ficando assim na superfície, criando uma barreira que dificulta a entrada de luz e bloqueia a oxigenação da água comprometendo a base da cadeia alimentaraquática;
* O óleo fica no solo, impermeabilizando-o e contribuindo com enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.

III. I. - ONG Ação Triângulo

A ONG Ação Triângulo é um exemplo que vem dando certo na região do Grande ABC que há cinco anos, desenvolve um trabalho de recolher o óleo doméstico nasresidências, empresas e condomínios da região, para fazer sabão e tem como objetivo mobilizar a população para a prática ecológica urbana. Para isso, são sugeridas ações com a finalidade de incorporar no cotidiano das pessoas a melhoria do meio ambiente urbano, a inclusão social e o consumo consciente, bases para o desenvolvimento sustentável. Esses materiais são encaminhados a sede do Instituto...
tracking img