Reciclagen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLETA SELETIVA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

Os resíduos dos serviços de saúde vêm merecendo uma posição de destaque devido às dificuldades encontradas desde sua coleta até a disposição final, pois estas quando são inadequadas, podem ocasionar sérios problemas à saúde pública e ao meio ambiente.
Considerando a determinação contida na Resolução do Conselho Nacional deMeio-Ambiente- CONAMA n. 005, de 05 de agosto de 1993, relativo à classificação dos resíduos sólidos, o ambiente hospitalar produz resíduos que se enquadram em todos os grupos descritos, e cabe aos estabelecimentos prestadores de serviços de saúde gerenciar seus resíduos sólidos, desde a geração até a disposição final, visando atender aos requisitos ambientais e de saúde.
Os resíduos sólidos sãoconsiderados em sua grande maioria como infectantes independentes da atividade desenvolvida nos diversos setores que fazem parte desse local.
Todo esse resíduo é acondicionado em sacos de cor branca, o que acarretam um tratamento especial até mesmo para os resíduos gerados por setores que realizam atividades exclusivamente administrativas.
Com esta pesquisa pretende-se demonstrar que a diferenciação dacoleta entre os resíduos infectantes e não infectantes é de vital importância em uma instituição hospitalar, contribuindo para economia de recursos.
A conscientização na questão do tratamento dos resíduos sólidos dos serviços de saúde. O grande mal que o lixo produzido nos hospitais carrega é o mesmo que o lixo produzido na sociedade toda: o desperdício. Mal que também tem tratamento.
O incentivoà coleta seletiva, através de diferenciação no recolhimento dos resíduos, poderá apresentar respostas que mostrem parâmetros para redução da quantidade dos resíduos infectantes. Através da união das várias áreas dos hospitais ligadas ao gerenciamento dos resíduos sólidos, que se poderão conceber projetos mais eficientes, no âmbito educacional, organizacional e normativo visando a redução de custoscom as atividades relacionadas aos resíduos sólidos de serviços de saúde.

2. RESÍDUOS SÓLIDOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

De acordo com CASTRO, Raul de Organização de Sistemas em Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde, São Paulo: SEESMT do HSPE: 2001. Os resíduos sólidos gerados nos estabelecimentos de saúde, comumente conhecidos como lixo hospitalar, representam apenas uma pequena parcela dototal dos resíduos sólidos gerados no meio urbano.
Entretanto as suas características especiais de periculosidade e o fato destas encontram-se concentradas, conferem um risco potencial de agressão à saúde pública e ao meio ambiente. Por estas razões estes resíduos são manipulados mundialmente, em separação aos demais, conforme a orientação da Organização Mundial da Saúde.
Atualmente grande partedos municípios não conseguem manejar, tratar e dispor de maneira segura esses resíduos. Percebe-se que o lixo hospitalar se transformou em um fator real de risco à saúde e ao meio ambiente.
A ausência da segregação na origem, completa inexistência de tratamento de inertizacao no próprio estabelecimento, dificuldade de realização da seletividade, falta de critérios mínimos de segurança para coleta eo armazenamento interno operação de coleta externa não diferenciada, transporte realizado com equipamentos inadequados, a queima desses resíduos ao ar livre ou de maneira irregular e o descarte a céu aberto, compõem um cenário caótico e emergencial para a gestão desses resíduos sólidos em qualquer município.
Conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR n. 10.004 e ResoluçãoCONAMA n.5, defini-se que resíduos sólidos dos estabelecimentos prestadores de serviços de saúde são aqueles, em estado sólido ou semi-sólidos, resultantes destas atividades. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de seus sistemas de tratamento de esgoto sanitário.
São também considerados resíduos sólidos os líquidos produzidos nestes estabelecimentos, cujas particularidades...
tracking img