Reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IV PREMIO

NATUREZA

COPACOL

II. INFORMAÇOES INICIAIS

a) Categoria de inscrição: Educação Especial

b) Título do projeto: Sacola Ecológica Permanente.

c) Nome e cargo dos coordenadores do projeto:

Clair sandri Gaiotti
Dolores Pesenti Fuzer
Helen Linsmaier
José vicente Ribeiro
Marilene Martini Piva
Sueli Montecelli

d) Alunos envolvidos no projeto: Todos os alunos daEscola de Educação Especial Novo Amanhecer.

II. DADOS DA ESCOLA

a) Nome completo da Escola: Escola de Educação Especial Novo Amanhecer.

b) Endereço: Avenida Gonçalves Dias

c) Município: Nova Aurora

d) Telefone: (45) 3243-1056

e)Nome da diretora: Marina Tokie Adatihara

III. ESTRUTURAÇAO DO PROJETO

a) APRESENTAÇÃO DO PROJETO:

Como parte dos conteúdos escolares sobre aconsciência ecológica e preservação do meio ambiente, este projeto veio de encontro com estudos e pesquisas desenvolvidas em nossa prática pedagógica, onde despertou o interesse dos alunos quanto a essa questão ambiental, o que faz parte também da nossa realidade, da nossa comunidade e principalmente dos nossos hábitos e atitudes.
Vivemos numa época em que o planeta esta clamando por ajuda, está sendosufocado pelo lixo e um dos fatores que mais contribui para este processo são as sacolas plásticas, distribuídas gratuitamente em farmácias, supermercados e demais estabelecimentos comerciais.
Este hábito criou-se por volta dos anos 70, as sacolas plásticas depressa se tornaram muito populares. Anualmente circula em todo o mundo 500 bilhões a um trilhão desses objetos, de composição nãobiodegradável. Provocam a emissão de gases poluentes, por serem produzidas a partir de combustíveis fósseis. Além desse grande problema invisível podemos perceber visivelmente em nossa região problemas como; entupimento de bueiros, esgotos e galerias, impermeabilização do solo, quando soterrado,morte e problemas estomacais de animais que estão nas pastagens, é responsável pela proliferação do mosquito da denguepelo acúmulo de água de chuva. Quase todos os sacos plásticos não acondicionados em lixeiras acabam, mais cedo ou mais tarde por chegar aos rios e aos oceanos, causando danos irreparáveis à fauna aquática, onde baleias, golfinhos, tartarugas e outras espécies morrem anualmente asfixiados por sacos plásticos.
Dado a sua extrema leveza, os sacos plásticos tem a tendência de voar e espalhar-sepelo meio ambiente. Esta situação pode provocar outro tipo de poluição, que por exemplo a China ganhou o nome de poluição Branca.

b) JUSTIFICATIVA
O Projeto Sacola Ecológica Permanente, prevê capacitar multiplicadores , para que através de ações metodológicas e temas sobre problemas e possíveis soluções, possa a conter e diminuir a produção do lixo.
Nós da Escola de Educação Especial NovoAmanhecer, assumimos o compromisso de, com esse projeto, modificar hábitos no uso de sacolas plásticas, substituindo por sacolas permanentes, a Sacola ecológica permanente, vem substituir as sacolas plásticas utilizadas em comércios, que jogadas no meio ambiente, demoram cerca de 400 anos para decompor.
Partindo de estudos sobre a nossa realidade, constatamos que empresas locais produzem lixo quepodem perfeitamente ser reciclados.
Encontramos material que pode ser utilizado como matéria prima para o nosso projeto “Sacolas Permanentes”.
Nosso projeto está centrado na reciclagem dos uniformes descartados nos abatedouros de aves e peixes e materiais utilizados em campanhas anteriores na divulgação dos produtos Copacol.
Dentro desta perspectiva ecológica de reciclagem e transformação edestinação ecológica destes materiais, com certeza estaremos contribuindo na preservação do meio ambiente.
Certos de que, a educação tem um papel fundamental na sensibilização dos educandos, refletindo assim na comunidade, no sentido de consumir e repensar com consciência ecológica, tendo em vista a quantidade de lixo que são produzidos todos os dias.

c) OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO

* Refletir...
tracking img