Reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA

PROJETO RECICLAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

BRASÍLIA

SUMÁRIO

SUMÁRIO 2
JUSTIFICATIVA 3
SITUAÇÃO PROBLEMA 4
OBJETIVOS 6
EMBASAMENTO TEÓRICO 7
PERCURSO METODOLÓGICO 9
RECURSOS 10
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 11
AVALIAÇÃO 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

JUSTIFICATIVA
Em razão da degradação ambiental que o planeta vem sofrendo atualmente, motivadapelo avanço tecnológico, pela ação humana predatória e a exploração da natureza, é de relevância capital que se conscientize as crianças, desde a tenra idade para que aprendam a respeitar o meio ambiente, compreendam o que é a reciclagem e a sua importância na construção de um planeta sustentável.
Para tanto, se faz necessário ensiná-las como evitar a destruição do planeta e a reconhecer oselementos prejudiciais à natureza, é preciso também, ensiná-las a identificar os diferentes tipos de materiais que, embora sejam prejudiciais à natureza, podem ser reciclados, reaproveitados e transformados em matérias primas que podem posteriormente auxiliar na renovação da Terra.
As vivências e os estudos propostos no projeto visam proporcionar ao aluno um espaço favorável a sua atuação, enquantosujeito ativo das ações sociais e, conseqüentemente, indivíduos transformadores do meio.
É importante e básico que os alunos desde pequenos já conheçam a realidade onde vivem e o que se passa na sua cidade, Brasil e no mundo.

SITUAÇÃO PROBLEMA
O lixo é um dos graves problemas da sociedade atual. O consumismo desenfreado e o crescimento populacional colaboram para essa afirmação.
O espaço paradestinação final dos resíduos está cada vez mais difícil, pois grandes áreas são destinadas para os aterros sanitários.
A reciclagem é uma atividade que ajuda e muito a diminuir o problema, porém algumas ações são necessárias para a disseminação da mesma. Impostos que são cobrados duas vezes para a fabricação de produtos recicláveis e a educação ambiental da população, pois se as pessoas separaremo seu lixo, o material fica limpo e conseqüentemente vale mais no mercado da reciclagem.
O governo deve investir na educação ambiental, mas para isso é preciso formar muitos professores nessa área e criar cursos de licenciatura para formação desses agentes educadores, além disso, a educação ambiental deve ser tratada de forma singular, ou seja, deve ser uma disciplina que faça parte da gradecurricular em todos os níveis escolares, como também deve ser estudada de forma a abranger todas as outras disciplinas.
Na tentativa de estimular a criança a desenvolver uma compreensão maior do ambiente que a cerca, podemos enfatizar a importância de seu próprio lar e de sua família.
É muito importante que a criança forme hábitos de cooperação, respeito e responsabilidade dentro de seu ambientefamiliar, tendo mais chances de desenvolver essas mesmas atitudes quando adulta.
Devemos trabalhar sempre os seguintes conceitos:
A consciência pessoal visando à responsabilidade particular para com o Meio ambiente;
A observação detalhada;
A organização;
A análise;
A comunicação;
O uso da imaginação e da criatividade;
O estabelecimento da segurança e da autonomia na aprendizagem,promovendo uma visão integrada do mundo em que vivemos.
Assim sendo, deve ser discutido como está à situação do lixo na escola, qual o seu destino, e procurar alternativas para um destino correto.
Devem-se promover campanhas para a redução e produção do lixo, onde os alunos poderão buscar alternativas para tornar as latas de lixo mais atraentes e mais utilizadas.
Para isso é preciso que toda acomunidade se mobilize e comece imediatamente a mudar hábitos incorretos que fazem mal a natureza e a nós mesmos, começando primeiramente separando o lixo para ser enviado a reciclagem.

PÚBLICO ALVO
Educação Infantil - Jardim III

OBJETIVOS
O objetivo geral do projeto é educar, motivar e inspirar os alunos a respeitar o lugar onde vivem zelando e preservando o meio ambiente, garantindo à...
tracking img