Reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO




A importância da reciclagem perante a nossa sociedade e meio ambiente

CARLOS EDUARDO LIMA MEDAWAR
Matricula: 200402127946

ESTÁCIO DE SÁ-NOVA AMÉRICA
RIO DE JANEIRO
ABRIL - 2012

CARLOS EDUARDO LIMA MEDAWAR

A importância da reciclagem perante a nossa sociedade e meio ambiente



Projeto de Pesquisa apresentadoa Professora Cecília Mattoso como requisito parcial para elaboração da monografia de conclusão do curso de graduação em Administração da Faculdade Estácio de Sá- Campus Nova América.



ESTÁCIO DE SÁ-NOVA AMÉRICA
RIO DE JANEIRO
ABRIL - 2012

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO...............................................................................................4

2-JUSTIFICATIVA....................................................................................9

3- METODOLOGIA.............................................................................................10

4- CRONOGRAMA...............................................................................................12

5-REFERÊNCIAS.......................................................................................13

1 - INTRODUÇÃO
A disciplina estágio (Trabalho de Projeto de Pesquisa), constante na grade curricular do curso de Administração, tem como principal objetivo fornecer ao estudante o embasamento necessário à organização das etapas para a produção de um conhecimento novo.
O presente trabalho tem o intuito de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo docurso, mediante a realização de uma pesquisa bibliográfica e documental.
A palavra lixo tem origem do latim lix, que significa cinza. Uma das definições mais utilizadas para o termo lixo “É todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas”.
A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. Visando uma melhoria da qualidadede vida atual e para que haja condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações, faz-se necessário o desenvolvimento de uma consciência ambientalista, e uma das soluções é a reciclagem.
De início, vale elucidar, em linhas gerais, que para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (1998) reciclagem é definida como o processo de reaproveitamento dos resíduos sólidos, em que osseus componentes são separados, transformados e recuperados, envolvendo economia de matérias-primas e energia, combate ao desperdício, redução da poluição ambiental e valorização dos resíduos, com mudança de concepção em relação aos mesmos.
Sob a mesma ótica da atenção aos impactos ambientais de acordo com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (2001), define-se reciclagem de lixo comoa separação de materiais do lixo domiciliar, tais como papéis, plásticos, vidros e metais, com a finalidade de trazê-los de volta à indústria para serem beneficiados. Esses materiais são novamente transformados em produtos comercializáveis no mercado de consumo
Há tempos que o interesse da sociedade pela coletiva e preservação do meio ambiente, em termos globais, vem aumentando, por conta da açãoda mídia, impressa e televisiva, das escolas, empresas, ONG´S e Associações Civis de Bairros e Condomínios.
No passado, a produção de lixo pela população não causava o impacto sobre o meio ambiente que pode ser visto hoje, uma vez que a maioria dos resíduos produzidos era de natureza orgânica e, portanto, mais fácil de ser degradada. Além disso, restos de comida, frutas e legumes eram utilizadosna alimentação de animais domésticos, o que também contribuía para diminuir o volume dos resíduos sólidos (CAVALCANTE, 2002).
Grande parte dos resíduos gerados no país não  é regularmente coletada, permanecendo junto às habitações ou sendo vazados em logradouros públicos, terrenos baldios, encostas e cursos d’água. Diante dessa realidade, constata-se uma deficiência na gestão dos serviços,...
tracking img