Reciclagem do pet incorporado no pead para fins construtivos na formação de piso cerâmico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2027 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reciclagem do PET incorporado no PEAD para fins construtivos na formação de piso cerâmico

DANTAS, Leonardo Pestana ¹; MOREIRA, Claudiana Santos², SILVA, Adeildo Cabral³

___________________
¹ Graduando – Departamento de Contrução Civil, IFCE – pestana.leonardo@gmail.com

² Graduanda – Departamento de Construção Civil, IFCE –
Clau_dinhamoreira@hotmail.com

³ Professor Doutor Adjunto –Departamento de Construção Civil, IFCE –
Cabral@ifce.edu.br

Área: Processos Construtivos, Construção Civil, Pavimentos
Palavras- chave: Resíduos sólidos, Reciclagem, PET

Resumo

A indústria da construção civil é responsável por uma grande parte do lixo produzido nas grandes cidades. As empreiteiras produzem milhares de quilos de entulho. Estes, por lei, não podem ser depositados ematerros sanitários e terrenos baldios. Isto gera um grande problema para as metrópoles. Uma das possíveis soluções seria o uso de materiais recicláveis. O presente trabalho é uma análise bibliográfica acerca dos materiais já desenvolvidos na última década nesta área, com foco na geração de um “material-verde” a partir do plástico reaproveitado. É fundamental ressaltar que a complexidade dos estudosefetuados nos obriga à análise dos índices pretendidos.

1. INTRODUÇÃO

“O lixo urbano é, hoje, um problema ambiental e social. Diariamente, milhares de toneladas de resíduos são despejados nos aterros sanitários, boa parte constituída de matéria-prima reciclável como plástico, papel e vidro. As cidades de grande porte são as que mais sofrem com esse problema. Somente em Belo Horizonte, 4.500toneladas de resíduos sólidos são despejadas por dia nos aterros municipais, de acordo com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). Desse total, 11% são plásticos, em suas diversas apresentações.” (Revista Minas Faz Ciência Nº 18)
“Até meados do século XVIII, a maior parte o lixo era formado por restos de alimentos. Após a Revolução Industrial na Europa, a “cara” do lixo começou a mudar. Houveuma grande exploração de recursos naturais em todo o planeta e, ao mesmo tempo, a produção de uma quantidade enorme de resíduos, cujo impacto ambiental era desconhecido. Mesmo se organizando para que seja feita a coleta desse material, a sociedade ainda enfrenta muitos problemas pois cada vez mais a produção de lixo aumenta.” (DIONYSIO, “LIXO URBANO: DESCARTE E RECICLAGEM DE MATERIAIS).
Tiposde lixo
A palavra lixo é derivada de lix que em latim significa cinzas, já que durante um tempo, grande parte dos resíduos era formado por cinzas provenientes da queima de lenha. No dicionário Aurélio, lixo é definido como coisa inútil, velha, sem valor, ou ainda, sujeira. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, lixo é definido como restos da atividade humana, consideradospelos grandes geradores como inúteis, indesejáveis ou descartáveis, podendo-se apresentar no estado sólido, semissólido (com teor de umidade inferior a 85%) ou líquido. A partir das definições acima podemos dizer que o lixo é formado por resíduos produzidos pela atividade humana, mas será que todo material é inútil? O que pode ser considerado inútil para um tipo de atividade será inútil para outras?Materiais que não apresentam serventia para quem descarta pode ser matéria prima para um determinado produto ou processo, mas nem sempre este descarte chega a quem pode utilizá-lo de alguma forma.
Com o avanço tecnológico, a produção de lixo ficou cada vez maior e a coleta e lugares para receber esse lixo não acompanharam tal crescimento, provocando um acúmulo de lixo cada vez maior em áreasurbanas.
Para minimizar os impactos nos grandes centros, o lixo deve ser recolhido com frequência e levado para locais adequados. Para isso ocorrer, é necessário conhecer a procedência desse material. Como sua procedência é variada, o descarte do mesmo deve exigir uma série de cuidados especiais. A primeira providência a ser tomada é identificar de onde vem os resíduos a serem depositados.
-...
tracking img