Pim radiologia unip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TECIDO SANGUÍNEO
Composição
O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo que pode ser dividido em duas partes: plasma (parte liquida) e células sanguíneas (elementos figurados do sangue). Todasas células do sangue são originadas na medula óssea a partir das células indiferenciadas pluripotentes (células-tronco). O sangue tem como função a manutenção da vida do organismo no que tange aotransporte de nutrientes, excretas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico, hormônios, anticorpos, e demais substâncias ou corpúsculos cujos transportes se façam essenciais entre os mais diversos e mesmoremotos tecidos e órgãos do organismo.
O sangue é formado por diversos tipos de células, que constituem a parte "sólida" do sangue, cada tipo com anatomia e funções próprias; essas imersas em umaparte líquida chamada plasma. As células sanguíneas são classificadas em três grupos básicos: os leucócitos ou glóbulos brancos, que são células de defesa integrantes do sistema imunitário; oseritrócitos, glóbulos vermelhos ou hemácias, responsáveis pelo transporte de oxigênio; e plaquetas, responsáveis pela coagulação sanguínea.
PLASMA
Sua função é o transporte de hemácias, leucócitos, plaquetase outras substâncias dissolvidas, como proteínas (albumina, responsável pela manutenção da pressão osmótica sanguínea; anticorpos; fibrinogênio); nutrientes (glicose, aminoácidos, ácidos graxos);excretas (uréia, ácidos úricos, amônia); hormonal (testosterona, adrenalina); imunoglobulinas (ou anticorpos); sais/íons (sódio, potássio); gases (na forma de ácido carbônico ou H2CO3). O plasmatransporta essas substâncias por todo organismo, permitindo às células a receber nutrientes e excretar e/ou secretar substâncias geradas no metabolismo. Em sua composição encontra -se cerca de 90% de água;10% outras substâncias.
LEUCÓCITOS
Os leucócitos são maiores que as hemácias e capazes de fagocitar e digerir células diversas e
Partículas estranhas no organismo (vírus, bactérias, parasitas ou...
tracking img