Trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÁREA DE INTEGRAÇÃO

Área I - Pessoa A Construção do Conhecimento ou Fogo de Prometeu

A Docente:

eâàx YÉÇáxvt

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

As primeiras formas de vida apareceram na Terra há mais de 3000 milhões de anos. Com efeito, foi a partir de pequenos seres micros-cópicos que se iniciou o processo de transformação que, a partir da articulação entre seresvivos, deu origem ao Homem e aos outros animais, tal como hoje os conhecemos.

O Homem é o produto de um lento processo de transformação, não sendo, no entanto, um animal como os outros, quanto mais não seja porque, desde que existe, tem transformado profundamente a Terra. Além disso, o Homem é o ser vivo dotado de razão.

O mito de Prometeu
De acordo com a mitologia grega, os primeiros homensforam moldados em argila por Prometeu, que criou, assim, a primeira civilização de mortais. Prometeu, titã grego, filho do titã Jápeto e de Ásia e irmão de Atlas, Epitemeu e Menoécio. Considerado o benfeitor da Humanidade, roubou para os homens o Fogo dos céus e ensinoulhes as Artes e Ofícios. É a figura mítica do ser culto e inteligente, adoptada como símbolo do génio pela Ciência.

ACONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

Nos poemas de Hesíodo, Prometeu roubou o fogo divino de Zeus para dá-lo aos homens, que assim puderam evoluir e distinguir-se dos outros animais. Zeus, como castigo, ordenou que fosse acorrentado a um rochedo no cimo do monte Cáucaso, onde todos os dias uma águia ia comer-lhe o fígado, mas, sendo Prometeu imortal, voltava a regenerar-se. Esta história foiteatralizada pela primeira vez por Ésquilo, no sé-culo V a. C com o título de Prometeus desmotes (Prometeu Agrilhoado/Acorrentado). Na perspectiva destes autores, Prometeu representa a vontade humana de conhecimento. Com efeito, trabalhar o fogo nas suas diversas utilidades permitiu aos homens a aprenderem sua muitas artes e, assim, garantirem sobrevivência tornando-se

«inteligentes e senhores darazão».

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

Por outro lado, Platão conta a história da origem da humanidade de acordo com os relatos lendários tradicionais: Prometeu rouba o fogo de Hefesto e a sabedoria da deusa Atena; na posse dessas duas qualidades, o homem estava apto a trabalhar o fogo e a garantir a sua sobrevivência. Contudo, a qualidade necessária para os homens serelacionarem entre si estava nas mãos de Zeus: a política. Ou seja, Platão não dá grande importância às habilidades técnicas oferecidas por Prometeu. Pelo contrário, sublinha que o que diferencia os seres humanos de todos os outros animais é a sua capacidade de viverem em sociedade, combinada com as suas qualidades inatas e com a instrução adequada.

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEUA Hominização
Actualmente, o homem moderno, como todo o animal, é visto como o culminar de um longo processo evolutivo. Do ponto de vista puramente biológico, o homem descende de um primata da família dos hominídeos, género Homo, espécie sapiens. Os hominídeos apresentavam como principais características: postura erecta; locomoção bípede no solo; capacidade craniana superior à de outrasfamílias aparentadas; dentes pequenos, com caninos não especializados.

O estudo dos fósseis mostrou que, nos últimos 100 000 anos, o organismo humano, em termos evolutivos, não apresentou grandes alterações biológicas. Assim, por exemplo, um homem dessa época barbeado, penteado e vestido com roupas do mundo actual dificilmente seria distinguido dos outros. Contudo, ainda não se chegou a um acordosobre o processo como se desenrolou o fenómeno que conduziu ao aparecimento do homem, ou seja, à hominização. No processo de hominização surgiram também comportamentos distintivos, como a confecção de instrumentos e a linguagem verbal.

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO OU FOGO DE PROMETEU

O homem é capaz de controlar a sua própria evolução e a dos outros: as espécies animais em que estão...
tracking img