Reciclagem do concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA
ESCOLA TÉCNICA TUPY
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
RECICLAGEM DE CONCRETO
Alexandre Orsi
Carlos Eduardo Cordeiro
Flavio José Marchi
Joselina de Sousa Reis
Vagner Rabelo de Lima
Turma: Engemix 2
Trabalho Experimental - TEX
Orientadora: Profª Fabiana Mendes
JOINVILLE – SC
JULHO/2012
Dedicamos este trabalho a DEUS em primeiro lugar, a nossa famíliapelos estímulos que nos impulsionaram a buscar mais conhecimento, a cada dia, nossos agradecimentos por terem aceitado se privar de nossas companhias pelos estudos, concedendo a nós a oportunidade de nos realizarmos ainda mais.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos primeiramente a DEUS, a quem devemos tudo o que somos.
A nossa orientadora, Professora Fabiana Mendes, pela paciência, pelas sugestões, porter acreditado na realização deste trabalho.
A Votorantim Cimentos (ENGEMIX) pela oportunidade de crescimento e conhecimento, e por ter acreditado no nosso potencial.
Ao Engenheiro Luiz de Brito pela oportunidade de realização da pesquisa e pela colaboração na coleta de informações.
A todos os Coordenadores e Professores do Curso Técnico em Edificações – EAD, sempre compreensivos as nossasdificuldades, pela amizade e incentivos incomparáveis.
O nosso muito obrigado!
“Quando se está aprendendo, o professor atua apenas como uma agulha; o aluno é a linha. Como seu mentor, posso ajudá-lo, apontando-lhe a direção correta. Mas, como a agulha da linha, devo me separar de você no fim, porque a força, a fibra e a capacidade de juntar todas as partes devem ser suas.”
(SECRETAN, Lance H.K. Ospassos do Tigre)
RESUMO
Este trabalho apresenta informações sobre o reaproveitamento de resíduos de concreto, a cadeia produtiva da construção civil é uma das maiores consumidoras de matérias primas naturais. Estima-se que até 50% do total de recursos naturais sejam consumidos pela sociedade através da construção civil. Segundo o levantamento nas principais filiais da Engemix, cerca de 90% dosresíduos gerados em uma central dosadora provem do descarte de sobras e lastro de concreto. É definido como “lastro” o material que fica impregnado no interior do balão betoneira após o descarregamento total da carga de concreto; em média cada lavagem do balão, para remoção de lastro, gera cerca de 100 a 200 Kg de entulho, além de desperdiçar de 500 a 1200 litros de água, nesta mesma linha há tambéma devolução ou retorno de milhares de metros cúbicos de concreto fresco. O reaproveitamento de concreto surgiu da necessidade de adequar as operações das centrais dosadoras de concreto a um modelo de gestão alinhado as premissas de sustentabilidade ambiental inovadoras, este novo modelo de gestão sustentável de resíduos iniciou-se em 2008 e em um ano, conseguiu reduzir a geração de resíduos emmais de 80%; adicionalmente, houve ganhos significativos na redução do consumo de água e de diesel, bem como redução de paradas de caminhões betoneiras para remoção de concreto endurecido no balão. Com a necessidade de pouca estrutura, a empresa passou a reciclar cerca de 80% do concreto devolvido que, é descarregado no pátio da filial, passa por um período de secagem e logo em seguida é quebrado,triturado, peneirado e retorna para a produção para determinados traços desenvolvidos pela área técnica.
Palavras-Chave: Sustentabilidade, Gestão de Resíduos, Ambiental, Descarte, Premissas.
6
LISTA DE FIGURAS
Figura 1: Lavagem do lastro ................................................................................. . 13
Figura 2: Aditivo RECOVER................................................................................. . 15
Figura 3: Descarte da sobra do concreto que retorna para a central ................... . 17
Figura 4: Concreto endurecido na baia............................................................. .... . 18
Figura 5: Quebra do concreto realizado pela pá carregadeira ............................. . 18
Figura 6: Concreto endurecido sendo transportado para a...
tracking img