Reciclagem de pet no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PET: PERSPECTIVAS DE RECICLAGEM PARA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL SUSTENTAVEL



Teixeira, Murilo, Mestrando em Sistema de Gestão, Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente – LATEC – da Universidade Federal Fluminense.
Administrador, Contador, Professor Universitário da USS, Auditor da Prefeitura Municipal de Três Rios.

Malheiros, Telma Maria Marques, D. SC.
Advogada,Doutora em Engenharia Ambiental pela COPPE/UFRJ, Professora do Mestrado em Sistema de Gestão da UFF.
Membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RJ



Endereço – Rua Ana Cardoso, 402 - Bairro da Luz – Nova Iguaçu.
Rio de Janeiro - RJ – Cep. 26.250-010
E- Mail – muriloteixeira@globo.com


Área Temática – GESTÃO SOCIAL E AMBIENTAL









RECICLAGEM DE PETNO BRASIL


RESUMO

A introdução da Embalagem de PET (Polietileno Tereftanato) no Brasil, em 1988 além de trazer as indiscutíveis vantagens ao consumidor, trouxe também o desafio de sua reciclagem, que nos fez despertar para a questão do tratamento do lixo descartado diariamente em todo o Brasil.

O presente trabalho procurou demonstrar um panorama da caracterização de resíduos sólidosusados no Brasil, principalmente os denominados de PET — Poli (tereftalato de etileno) —. Na pesquisa constatou-se que nos resíduos oriundos dos grandes centros urbanos do país mais de 60% em peso e 70% em volume são as parcelas referentes ao PET das garrafas de refrigerante, cujo consumo foi estimado em mais de 7.600 garrafas de 2 litros/dia. O trabalho mostra a situação da reciclagem destes resíduosno Brasil, procurando apresenta-la como uma alternativa palpável para a preservação ambiental e, conseqüentemente, para o desenvolvimento sustentável.

O Brasil consumiu 300 mil toneladas de resina PET na fabricação de embalagens em 2002. A demanda mundial é de cerca de 6,7 milhões de toneladas por ano.
Atualmente, o maior mercado para o PET pós-consumo no Brasil é a produção de fibras para afabricação de cordas (multifilamento), fios de costura (monofilamento) e cerdas de vassouras e escovas. Outra parte é destinada à moldagem de autopeças, lâminas para termo-formadores e formadores a vácuo (manequins plásticos), garrafas de detergentes, mantas não tecidas, carpetes e enchimentos de travesseiros. É possível reprocessar o polímero para a retirada de resinas alquímicas usadas naprodução de tintas. O mercado mundial de embalagens PET produzidas com material reciclado está em expansão. Os exemplos são as garrafas de bebidas em multicamadas e as remoldadas a partir de flocos limpos de PET, além das bandejas de frutas (lâminas de duas ou três camadas moldadas) e dos suportes para embalagens de biscoitos.

Nos EUA e Europa, os consumidores podem comprar refrigerantes envasados emPET contendo 40% de material reciclado.
Essa aplicação deverá crescer com o avanço da reciclagem química deste material - tipo de plástico que pode ser despolimerizado, ou seja, pode ter a sua condensação revertida, recuperando os polímeros básicos que lhe deram origem.

A Indústria têxtil é o setor que mais utiliza o PET reciclado - cerca de 41% -, seguido pelos fabricantes de não-tecidos ecordas; mas surgem a cada dia novas aplicações, que incluem telhas, placas e tubos de esgoto.

Palavras-chave: Resíduos sólidos; Reciclagem; Gestão ambiental.


INTRODUÇÃO
Problema dos resíduos sólidos, dentro do contexto ambiental, vem se agravando na maioria dos países e particularmente em determinadas regiões, dado o aumento da população e de um acentuado crescimento urbano. Tais fatos,associados à evolução dos costumes, criação ou mudança de hábitos, melhoria do nível de vida, desenvolvimento industrial e outros, têm provocado crescente ampliação no poder aquisitivo per capita, com conseqüência direta na quantidade total de resíduos sólidos produzidos particularmente nas cidades. (Barciotte, 1994)
A Agenda 21 propõe que
“A sociedade precisa desenvolver formas eficazes de...
tracking img