Reciclagem de pasticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 66 (16314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente

Reciclagem de Plásticos: Identificação de contaminantes e estratégias de valorização dos resíduos industriais

Por Misael Carapinha Letras

Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Engenhariado Ambiente, Perfil de Engenharia Sanitária

Orientador científico Professora Doutora Ana Isabel Espinha da Silveira

Lisboa 2008

AGRADECIMENTOS

Agradeço à Professora Doutora Ana Silveira pela dedicação, esforço e empenho neste trabalho, pela busca contínua de soluções, pela promoção de troca de informações junto de diversas pessoas do meio científico e pelos conselhos transmitidos. ÀProfessora Doutora Maria da Graça Martinho da FCT/UNL e ao Monsieur Bernard Morvan do Cemagref de Rennes, agradeço a atenção, transmissão de experiência e opiniões na área da gestão de resíduos. À Ambiente, Valorização de Materiais Plásticos, S.A., um agradecimento pela disponibilidade revelada durante a execução do trabalho prático, em especial aos operadores que participaram nas recolhas dosresíduos e ao Engenheiro Paulo Pires pela sempre atenta disponibilidade em prestar esclarecimentos sobre a indústria. À Engenheira Ana Pires, agradeço a disponibilidade na transmissão de

conhecimentos na área de materiais e da gestão de resíduos. Um reconhecimento à Engenheira Maria José Correia pelo carinho, profissionalismo e empenho no trabalho laboratorial. À Professora Doutora Ana Amaro doISG agradeço a paciência e clareza no esclarecimento de dúvidas na área da Estatística. Agradeço às colegas de curso Ana Pernes, Diana Farinha, Inês Gamito e Mafalda Martins pelo esforço e empenho em todo o trabalho que desenvolvemos juntas, os almoços, as discussões, as viagens, os maus cheiros, enfim, todos aqueles momentos. Por fim, agradeço aos amigos, porque um amigo é alguém com quem se podecontar e nestes incluo os meus pais, avós, irmã e namorado.

Misael Carapinha Letras, 2008

iii

Misael Carapinha Letras, 2008

iv

RESUMO

A dissertação teve como primeiro objectivo a identificação e quantificação de contaminantes do processo de reciclagem mecânica de plásticos de polietileno de alta densidade (PEAD) e polietileno de baixa densidade (PEBD). Desta forma aplicouse ométodo da análise de inertes, descrito na norma XP U44-164, da Associação Francesa de Normalização (AFNOR) e que é utilizado para classificar o composto. Os procedimentos experimentais foram aplicados na análise dos resíduos Pré-lavagem, Moinha e Final, produzidos durante o processo de reciclagem.

O método adoptado permitiu identificar de forma expedita os principais contaminantes plásticos,poliestireno (PS), polipropileno (PP), polietileno tereftalato (PET) e policloreto de vinilo (PVC), e outros contaminantes, matéria orgânica, metais, vidros, pedras e areias.

Uma vez que, actualmente, estes resíduos são depositados em aterro, considerou-se importante estudar outras formas de valorização. Assim, o segundo objectivo deste trabalho corresponde à caracterização físico-química dosresíduos da reciclagem de plásticos, de forma a avaliar o seu potencial para valorização energética. As alternativas consideradas foram a incineração e a co-incineração, e os resultados comparados com as normas em vigor.

A comparação dos resultados obtidos com as especificações da EURITS, no caso das unidades de incineração dedicada, e da indústria cimenteira Secil, no caso da coincineraçãopermitiram concluir que os resíduos em questão têm potencial para valorização energética.

Misael Carapinha Letras, 2008

v

Misael Carapinha Letras, 2008

vi

ABSTRACT

The dissertation had as first objective the identification and quantification of contaminants in the process of mechanical recycling of high density polyethylene (HDPE) and low density polyethylene (LDPE) plastics. In...
tracking img