Reciclagem de papel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Objetivos

1.1.Este trabalho tem por objetivo avaliar os resultados obtidos através do processo de se reciclar o lixo comercial, focando principalmente a sustentabilidade; tema atual e de importância inclusive estratégica, pois cada vez mais os consumidores, clientes e fornecedores estão se preocupando em consumir produtos ou serviços de empresas socialmente responsáveis.

1.2.Demonstrarque o comprometimento da empresa com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável irá impactar positivamente na empresa nos seguintes aspectos:

1.2.1. Melhora da imagem da empresa perante a sociedade e seus stakeholdes.

1.2.2. Economia Financeira, melhorando sua competitividade.

1.2.3. Importância na obtenção de Certificações Ambientais e de Reciclagem, alavanca para uma imagem positivada empresa.

1.2.4. Abrir novas oportunidades de negócios a partir da criação de inúmeros empregos e empresas especializadas em Coleta Seletiva.

1.3. Identificar os processos da empresa e verificar onde ocorrem os desperdícios

1.4.Diminuir a quantidade de lixo produzido pelas empresas, amenizando o impacto nos aterros sanitários;

1.5.Gerar empregos com mãos de obra não qualificada,promovendo a inclusão social e fomentando a economia;

1.6. Chamar a responsabilidade às empresas para que devolvam à natureza os recursos que extraem dela.

1.7. Promover e incentivar ações sociais entre os seus colaboradores melhora o moral e relacionamento com a empresa

2.Problema

O problema do lixo no país é caótico, envolve questões econômicas, politicas, ambientais e sociais. Um dostipos de lixo mais comum é o lixo comercial, composto especialmente por papéis, papelões e plásticos, ondea correta disposição final de resíduo pode reduzir os impactos provocados no meio ambiente.

3.Hipótese.
Todo processo produtivo ou administrativo gera resíduos; no caso dos Bancos, o papel, podendo ser reaproveitado, economizado ou reciclado, de modo a evitar o entulhamento do mesmo,melhorando também o ambiente de trabalho. Para tal, é necessário avaliar todo o processo administrativo e verificar onde acontecem os desperdícios.

Vantagem na reciclagem do papel: redução da necessidade de derrubar árvores. Economia de 25% a 60% em energia. Redução na poluição do ar de 74% e da agua em 35%.

Vantagem na reciclagem do plástico: Preservação de petróleo e economia de 88% emenergia. (VILHENA, 1997, p. 3).

Em tese, não há nada do lixo que não possa ser transformado em algo útil ahumanidade, inclusive os materiais orgânicos, que podem ser reciclados como adubos ou como fonte de energia. O processo de reciclagem resulta em diversas vantagens para os setores envolvidos e para a humanidade, pois os recursos naturais deixam de ser extraídas, a água e a energia elétrica tambémsão economizadas, além de ser fonte de renda para muitas pessoas.

4. Justificativa
Como estratégia comercial tem-se o crescimento da conscientização ambiental; com isso é esperado que temas como este, de grande extensão e profundidade, num futuro próximo ,alcancem cada vez mais novos públicos.

Como todo papel produzido no Brasil tem origem na celulose de florestas plantadas de pinus eeucalipto, o processo de reciclagem tem origem em uma fonte de recursos renováveis. Ou seja, depois de utilizadas, as fibras dessas árvores se transformam novamente em matéria-prima para a fabricação de novo produto.

Ainda em relação ao meio ambiente, a reciclagem – aliada a outros fatores, como o uso de resíduos para aproveitamento energético e plantio de florestas que absorvem carbono daatmosfera – contribui para um balanço ambiental positivo como resultado da produção de celulose e papel.

Além disso, a recuperação do material após o consumo ajuda a diminuir o volume de detritos a ser descartado em lixões e aterros sanitários já saturados. Pelo alto poder calorífico, o papel pode ser utilizado na reciclagem energética, característica que deverá ganhar importância no futuro próximo....
tracking img