Receptores cutaneos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Resumo:
Os receptores sensitivos tácteis transmitem seus sinais por meio de fibras mielinizadas, cada um desses receptores se encontra envolvido na detecção de diferentes frequências de vibração. Esses receptores podem ser classificados em três tipos fisiológicos diferentes: mecanoreceptores, termorreceptores e da dor. Fizemos uma serie de testes para verificar a sensibilidade em relação àspropriedades dos receptores. Foi analisada a sensibilidade táctil e de pressão com experiências com localização de sensações, discriminação de dois pontos e limiar diferencial, e influencia da superfície estimulada, que levava em conta a sensibilidade térmica. Os resultados foram obtidos através da realização de experiências em três voluntários diferentes que apresentaram sensibilidades diferentesem alguns testes, dependendo da intensidade e do campo receptivo que certo estímulo age, os impulsos direcionam-se para determinado centro. De acordo com a região do corpo estimulada o valor do limiar varia e a pesar de existirem limiares padrão em casa um dos experimentos, a capacidade de sensibilidade e habilidade dos receptores cutâneos, varia entre os indivíduos.

2. Palavras-chave:receptores cutâneos; sensibilidade tátil; mecanoceptores; sensibilidade térmica.

3. Introdução:
Basicamente, existem cinco tipos diferentes de receptores sensoriais: os mecanorreceptores, que detectam a deformação mecânica do receptor ou dos tecidos adjacentes ao receptor; os termoceptores, que detectam alterações da temperatura, alguns receptores detectando frio e outros receptores detectam ocalor; os nociceptores, que detectam a presença de lesão física ou química do receptor ou do tecido que imediatamente o circunda; os receptores eletromagnéticos que detectam a luz que atinge a retina; e os quimioceptores que são responsáveis pela gustação e olfato, pelos níveis de oxigênio e CO2 no sangue e pela osmolaridade dos líquidos teciduais. (GUYTON e HALL, 2011).

Devido a sensibilidadessensoriais, é possível que dois tipos de receptores sensitivos detectarem tipos diferentes de estímulos sensoriais, isto é, cada tipo de receptor é muito sensitivo a um único tipo de estímulo para o qual ele está preparado, e que não tem muita resposta aos outros tipos de estímulos sensóriais. (GUYTON e HALL, 2011).
Mecanismos nervosos que coletam informação sensitiva do corpo são chamados desentidos somáticos. As sensações somáticas podem ser classificadas em três tipos fisiológicos: as sensações somáticas mecanorreceptivas que incluem as sensações de tato e de posição do corpo, cujo estimulo é o deslocamento mecânico de algum tecido do corpo; as sensações termorreceptivas que detectam frio e calor; e a sensação da dor que é ativada por fatores que lesionam os tecidos. (GUYTON e HALL,2011).
Os sentidos mecanorreceptores, incluem os sentidos do tato, pressão e vibração (sentidos tácteis). As modalidades sensoriais conduzidas pelos sistemas sensoriais somáticos incluem o tato discriminativo (precisamente localizado), o tato grosseiro (mal localizado), a pressão e a vibração, e os sentidos da posição estática do corpo e do movimento deste, que são chamados de propriocepção. Assensações exteroceptivas são aquelas da superfície do corpo. (GUYTON e HALL, 2011)
Embora tato, pressão e vibração sejam frequentemente classificados como sensações distintas, estas são detectadas pela mesma classe de receptores tácteis, os mecanoceptores. Há pelo menos seis tipos de mecanoceptores classificados como receptores tácteis: as terminações nervosas livres que são encontradas em toda a pele eem muitos outros tecidos, podem detectar tato e pressão; o corpúsculo de Meissner que é uma terminação de fibra nervosa sensorial mielinizada grossa, alongada e encapsulada. Dentro da capsula encontra-se muitos filamentos neurais ramificados. Esses corpúsculos estão presentes na pele glabra e é particularmente abundante nas pontas dos dedos, nos lábios e em outras áreas da pele onde a...
tracking img