“Recensão crítica de: «margarita correia, os dicionários portugueses. colecção: o essencial sobre língua portuguesa, lisboa: caminho, 2009»”

1038 palavras 5 páginas
Consultar um dicionário é uma tarefa comum, fácil e banalizada. Tão banalizada que, muitas vezes, já nem nos damos conta de o estarmos a fazer, da importância de tal acto ou até da frequência com que o fazemos. Seja ao verificarmos a ortografia e/ou sinónimos de alguma palavra num sistema de processamento de linguagem natural, vulgo editor de texto, ou ao consultarmos a obra impressa para esclarecermos o significado de alguma palavra com que nos deparamos ou como devemos escrever determinada frase sem erros ortográficos.
Consultar um dicionário com precisão e eficácia não é assim tão trivial. Desde a escolha do dicionário mais acertado – de entre o vastíssimo leque de obras deste tipo que têm surgido, sobretudo nas últimas décadas – à correcta interpretação dos dados apresentados em cada artigo – tendo em conta todas as convenções utilizadas na elaboração da obra eleita – o utilizador pode perder-se no percurso e acabar por não encontrar o que pretendia. Com o objectivo de clarificar o dicionário, desde o processo da selecção dos lemas que este conterá, passando pela sua organização, até às informações contidas nos artigos, Margarita Correia publica Os Dicionários Portugueses, editado pela Caminho no ano corrente, tendo a autora disponibilizado uma edição para estudantes no decorrer do ano 2008.
Sendo possuidora de aprofundado conhecimento da lexicologia, lexicografia e, acima de tudo, tendo uma clara noção do quão deficiente é o conhecimento geral nesta área, a autora estrutura a obra em 10 capítulos, podendo estes ser distribuídos por 3 partes: (i) introdução, (ii) explicação e (iii) informações proeminentes. No capítulo 1, “Antes de mais…”, que por si só completa a introdução, são dados a conhecer, em traços gerais, os motivos que levaram à elaboração da obra, bem como os assuntos e pontos focados ao longo da obra, ao passo que nas informações proeminentes estão os capítulos 7, “Glossário”, que fornece algumas definições de termos encontrados na obra, 8,

Relacionados