Acupultura e o tratamento na obesidade

7313 palavras 30 páginas
CENTRO INTEGRADO DE ESTUDOS E PESQUISAS DO HOMEM – CIEPH
ESCOLA CATARINENSE DE TERAPIAS NATURAIS “SANTA CLARA”
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM ACUPUNTURA

A ACUPUNTURA E O TRATAMENTO DA OBESIDADE
Uma abordagem da AURICULOTERAPIA DA ESCOLA “HUANG LI CHUN”.

Silvana Maria Peretti

SANTO AMARO DA IMPERATRIZ
2005.

SILVANA MARIA PERETTI

A ACUPUNTURA E O TRATAMENTO DA OBESIDADE
Uma abordagem da AURICULOTERAPIA DA ESCOLA “HUANG LI CHUN”.

Monografia apresentada ao Centro Integrado de Estudos e Pesquisas do Homem – CIEPH, junto á Escola Catarinense de Terapias Naturais “Santa Clara”, como pré-requisito para obtenção do grau de pós-graduação, á nível de especialização de acupuntura, sob orientação do Professor Marcelo Oliva.

Santo Amaro da Imperatriz
2005.

EPÍGRAFE

A doença é a cristalização problemática de um padrão. Por meio dela, o paciente é forçado a passar pôr esse padrão ao qual reside e que não aceita conscientemente. A vivência consciente de um padrão é um ritual. Um acontecimento patológico é, consequentemente, um ritual inconsciente, ou seja, que mergulhou na sombra. O primeiro passo em direção à cura é ir buscar esse ritual na consciência. Uma ajuda substancial para isso é fazer aquilo que o sintoma de qualquer maneira nos força a fazer, mas conscientemente e de livre e espontânea vontade. No exemplo da obesidade trata-se de petiscar conscientemente. À medida que se incorpora desperta e atentamente todos os doces e guloseimas, surge um sentimento em relação ao prazer implícito. Isso poderia resultar em um ritual de petiscar divertido e prazeroso. O importante é não permitir que surja nenhum sentimento de culpa. O sentimento de culpa vem do pólo alopático e, neste caso, somente poderia prejudicar.

AGRADECIMENTOS

Expresso meus agradecimentos a todos que ajudaram a realizar este trabalho, o qual exigiu curso de aprimoramento na área de auriculoterapia.

Relacionados

  • Diversos trabalhos acadêmicos
    4306 palavras | 18 páginas