Receitas, perdas e ganhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Uberlândia

FACIC – Faculdade de Ciências Contábeis

Teoria da Contabilidade – Profª Lara





RECEITAS, DESPESAS, GANHOS E PERDAS













Andressa Esteves

Luana Mendonça

Vânia Martins da Silva























Introdução





Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos é um dos capítulos mais importantes da contabilidade, juntamente com PrincípiosContábeis e Ativo, sem prejuízo dos demais.

As questões pertinentes as receitas e despesas são de interesse direto dos usuários das demonstrações contábeis por afetarem a apuração do resultado do exercício. Geralmente a apuração do exercício é a medida de desempenho da entidade ou é base de outras medidas, como o retorno do investimento. A receita e a despesa, conceitualmente falando, estãosubordinadas aos elementos patrimoniais, em especial ao ativo e passivo. O estudo das receitas e despesas torna-se importante inclusive pelo fato de que o usuário da informação contábil dedica uma atenção especial ao valor do lucro líquido obtido pela entidade.

Não podemos falar de Receitas e Despesas sem trazer à memória os Princípios Fundamentais da Contabilidade, quais sejam o daRealização e o do Confronto entre Despesas e Receitas. Ambas estão intimamente ligadas. Não se aufere uma Receita sem que antes haja sacrificado algum bem patrimonial.

A obtenção da Receita está ligada à produção de bens e serviços num determinado período de tempo. Já, os Ganhos e Perdas podem ser definidos como resultados de transformações não relacionados com as operações normais de uma empresa.RECEITA

Natureza e definições da Receita

As definições de Receita têm-se fixado mais nos aspectos de quando reconhecer a receita e em que montante do que na caracterização de sua natureza. Portanto, algumas definições usualmente encontradas de Receitas referem-se a seu efeito sobre o patrimônio ou ativo líquido, e outras fazem referência expressas a entrega de bens e serviços ao cliente.De acordo com Sérgio de Iudícibus: “Entende-se por receita a entrada de elementos para o ativo, sob a forma de dinheiro ou direitos a receber, correspondentes, normalmente, a venda de mercadorias, de produtos ou a prestação de serviços. Uma receita também pode derivar de juros sobre depósitos bancários ou títulos, e de outros ganhos eventuais.”

Pela definição do IASB ( International AccountingStandards Board ) “ Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumento do patrimônio liquido, e não se confundem com os que resultam de contribuição dos proprietários da entidade.” Esta definição foi adotada de forma próxima pela Estrutura Conceitual CVM e do CPC. Aprimeira característica desta definição é que a mesma depende das definições de ativo, passivo e patrimônio liquido, ou seja, necessitando de conhecimento prévio sobre as demais definições pode-se dizer que a definição de receita subordina-se as demais.

Ao vincular a receita ao aumento nos benefícios econômicos, a definição apresentada pelo IASB associa-se a sistemática contábil das partidasdobradas. O lançamento da receita, feito por um credito tem correspondência com um lançamento a debito.

O próprio IASB ressalta que a definição não procura especificar os critérios para o reconhecimento na demonstração dos resultados. Nesta definição também fica evidenciado é necessário separar a receita da movimentação do patrimônio liquido em decorrência de aumentos de capital daentidade. Ainda na definição de receita, é importante ressaltar que se faz necessário a segregação entre receita e ganho. Ganhos representam outros itens que se enquadram na definição de receitas.

Podemos ainda citar como definições de receita as do IBRACON - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil que diz que: “Receita corresponde a acréscimos nos ativos ou decréscimos nos passivos,...
tracking img