Resenha do filme "germinal"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme se passa na França, entre o final do século XIX e início do século XX, e retrata a realidade sócio-política daquela época. É uma adaptação do romance francês Germinal de 1881 do escritorÉmile Édouard Charles Atoine Zola. "Germinal" refere-se ao processo de gestação e maturação de movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão emrelação à exploração de seus patrões. O filme se inicia quando um dos personagens principais, Etienne Lantier, um maquinista desempregado, procura por emprego em uma mina de carvão. Em um primeiromomento é dito a Etienne que não há vagas, contudo o personagem Toussaint Maheu (no filme, interpretado por Gerárd Depárdieu) por ser um funcionário mais antigo e respeitado consegue arranjar-lhe umavaga devido a morte de uma outra companheira de trabalho.
Aparentemente se trata de uma mina bem profunda, e os funcionários são levados por um carro em grupos de cinco até o fundo. As condições detrabalho são terríveis, e os funcionários estão o tempo todo expostos ao risco de explosões devido à circulação de gases em certos locais da mina, e também ao risco de desabamento, como acabaacontecendo em determinada parte do filme. Por conta desse desabamento Maheu é culpado de não ter feito as escoras perfeitamente, mesmo que as condições necessárias para isso não lhe tenham sido dadas.Por isso Maheu é multado e devido a uma crise no mercado mundial do carvão o salário de todos que já era insuficiente para uma vida digna é reduzido.
As condições de vida dostrabalhadores e de suas famílias é um tema muito bem retratado pelo diretor e mostra principalmente a desigualdade de vida entre o proletariado e os burgueses, proprietários das minas. Sem se importar comas necessidades sofridas por seus funcionários os patrões se esbaldam com mordomias, e festas chiques em mansões enormes, enquanto os funcionários mal têm o que comer e alimentar seus filhos....
tracking img