Recarga profunda de aquifero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 63 (15676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DEPARTAMENTO DE HIDRÁULICA E SANEAMENTO

DETERMINAÇÃO DA RECARGA PROFUNDA NA BACIA-PILOTO DO RIBEIRÃO DA ONÇA EM ZONA DE AFLORAMENTO DO SISTEMA AQÜÍFERO GUARANI A PARTIR DE BALANÇO HÍDRICO EM ZONA SATURADA

LUIS HENRIQUE GOMES

Dissertação apresentada à Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo como parte dosrequisitos para obtenção do título de Mestre em Engenharia Civil (Hidráulica e Saneamento).

Orientador: Edson Cezar Wendland

SÃO CARLOS 2008

Dedico este trabalho a meus pais Antonio da Silva Gomes (in memoriam) e Cassimira Gomes e a minha esposa Isabel Cristina por todo carinho e compreensão durante estes tempos.

AGRADECIMENTOS
Agradeço ao Professor Edson Cezar Wendland(orientador e facilitador), pela confiança e apoio indispensáveis ao desenvolvimento do trabalho. Agradeço a todos os colegas do LHC (Laboratório de Hidráulica Computacional), pelo apoio, conselhos e discussões que foram de grande valia para este trabalho. Agradeço aos técnicos que participaram deste trabalho, em especial a Roberto Bérgamo. Agradeço aos funcionários do SHS (Departamento de Hidráulica eSaneamento). Agradeço a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) pela concessão da bolsa de estudos. Agradeço ao GEF (Global Environmental Facility) pelo suporte financeiro para a execução das atividades de campo. Agradeço à Organização dos Estados Americanos (OEA). Agradeço à Secretária Geral do “Projeto de Desenvolvimento Sustentável e Proteção Ambiental do SistemaAqüífero Guarani”. Finalmente, agradeço à minha família pela compreensão e apoio irrestrito.

RESUMO
GOMES, L. H.. Determinação da recarga profunda na bacia-piloto do Ribeirão da Onça em zona de afloramento do Sistema Aqüífero Guarani a partir de balanço hídrico em zona saturada.. Dissertação de Mestrado - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008. Estetrabalho foi desenvolvido com o objetivo de determinar a recarga profunda na bacia do Ribeirão da Onça utilizando modelo de balanço hídrico em zona saturada do solo. A bacia está localizada na região de afloramento do Sistema Aqüífero Guarani (SAG) no Estado de São Paulo sendo recoberta, em sua maior parte, por solo do tipo Sedimento Cenozóico e apresentando afloramento de basalto em pequena regiãopróxima a seu exutório. O modelo do balanço hídrico envolveu a determinação dos valores de recarga direta, variação do armazenamento do aquifero freático e escoamento básico. Para a obtenção destes valores foi monitorada a precipitação diária na bacia, a vazão na seção de controle do ribeirão e nível d’água nos poços de monitoramento instalados na bacia, estes dois últimos com freqüência quinzenal. Arecarga direta foi determinada pelo método da variação da superfície livre - Water Table Fluctuation (WTF). O escoamento básico foi calculado por meio de separação de hidrograma, o qual foi gerado por modelo chuva-vazão apoiado em medidas quinzenais da vazão na seção de controle. Amostras indeformadas de solo foram coletadas nas profundidades correspondentes à zona de variação do nível do aquiferofreático para a determinação do rendimento específico do solo. O rendimento específico médio para o solo da bacia, determinado por método de tensão de água no solo utilizando funil de placa porosa (Funil de Haines), foi de 12,2%. Este valor compatível com dados da Literatura para o tipo de solo. Foram executados balanços hidrológicos em zona

saturada no período de fevereiro de 2004 a janeiro de2007, separados um dos 3 anos hidrológicos. A recarga direta variou de 14% a 38% e a recarga profunda variou de 0,4 % a 2,4% das respectivas precipitações no período. Os baixos valores de recarga profunda encontrados no trabalho revelam a necessidade da continuidade de estudos das estimativas de disponibilidade hídrica sustentável do Sistema Aqüífero Guarani.

Palavras-Chaves: Água...
tracking img