Realismo em portugal e no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Realismo em Portugal

O Realismo surge em meio ao fracasso da Revolução Francesa e de seus ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. A sociedade se dividia entre a classe operária e a burguesia. Logo mais tarde, em 1848, os comunistas Marx e Engels publicam o Manifesto que faz apologias à classe operária.
O realismo foi um movimento artístico e cultural que se desenvolveu na segundametade do século XIX. A característica principal deste movimento foi a abordagem de temas sociais e um tratamento objetivo da realidade do ser humano.
Possuía um forte caráter ideológico, marcado por uma linguagem política e de denúncia dos problemas sociais como, por exemplo, miséria, pobreza, exploração, corrupção entre outros. Com uma linguagem clara, os artistas e escritores realistas iamdiretamente ao foco da questão, reagindo, desta forma, ao subjetivismo do romantismo. Uma das correntes do realismo foi o naturalismo, onde a objetividade está presente, porém sem o conteúdo ideológico.
É importante assinalar que as relações do Realismo com o Romantismo são bem mais complexas dos que as de uma simples negação - existem no Realismo elementos de acentuada contestação do Romantismo, mastambém de continuidade. 
Dessa forma, a produção literária no Realismo surge com temas que norteiam os princípios do Positivismo. São características desse período: a reprodução da realidade observada; a objetividade no compromisso com a verdade (o autor é imparcial), personagens baseadas em indivíduos comuns (não há idealização da figura humana); as condições sociais e culturais das personagens sãoexpostas; lei da causalidade (toda ação tem uma reação); linguagem de fácil entendimento; contemporaneidade (exposição do presente) e a preocupação em mostrar personagens nos aspectos reais, até mesmo de miséria (não há idealização da realidade).
O livro de poemas “Odes modernas”, do poeta Antero e Quental, é considerado o marco inicial do Realismo português em 1865. O realismo portuguêscronologicamente durou cerca de 25 anos, período marcado por renovações ideológicas, culturais, políticas, científicas e artísticas.
Toda a Europa viveu neste período um processo de transformações, o país lusitano iniciou um processo de desmoronamento de valores antigos e a aceitação de valores e referências modernas. Este conflito de valores gerou a polêmica “Questão Coimbrã”.
Os românticos eescritores pré-realistas criticavam a postura dos autores realistas, classificando-os de exibicionistas e por tratarem de assuntos impróprios à poesia tradicional em seu todo. Os jovens autores de Coimbra iniciaram uma oposição ao românticos, um deles era Antero de Quental.
Antero de Quental, líder do grupo de Coimbra, respondia e questionava os velhos escritores românticos, um dos alvejados erao escritor Castilho. A rixa era expressa em folhetins de acusações mútuas.
Os princípios básicos da nova geração foram registrados em palestras que discutiam sobre as novas idéias, a literatura e cultura de Portugal. O grupo realista ficou conhecido como geração 70, e tiveram que enfrentar restrições e perseguições das autoridades portuguesas.
A poesia realista portuguesa apresenta três tendências:
-Poesia de divulgação – A poesia era um veículo usado para divulgar idéias revolucionárias e reformistas;
- Poesia do cotidiano – Procurava expor a realidade material do dia-dia das pessoas;
- Poesia metafísica – Poesia que se relacionava com a preocupação em questões filosóficas.
Além de Quental, Eça de Queirós, Oliveira Martins e Guerra Junqueiro, são autores mais destacados esta geração.
ORealismo nas Artes Plásticas
O realismo manifestou-se principalmente na pintura, onde as obras retratavam cenas do cotidiano das camadas mais pobres da sociedade. O sentimento de tristeza se expressa claramente através das cores fortes. Um dos principais pintores realistas foi o francês Gustave Coubert. Com obras que chocaram o público pelo alto grau de realismo e pelos temas sociais, este...
tracking img