Razao alma

Páginas: 3 (513 palavras) Publicado: 30 de maio de 2011
UEG: Universidade Estadual de Goiás
UnU: São Miguel Do Araguaia
Curso: licenciatura plena em Letras
Disciplina: Psicologia Da Educação

ATIVIDADES

1º- Com base no texto “ A psicologia Grega ”a) -Apresente as idéias de Sócrates referente a psicologia .

Sócrates tenta estabelecer uma base ético-social para a verdade absoluta derivada da experiência interna. Tal experiênciarequer cuidadosa auto-crítica e auto–análise, daí o lema: “ conhece-te a ti mesmo ”. Embora filósofo moral e não psicólogo, contribuiu marginalmente uma espécie de psicologia da vida moral, através daanálise do impulso humano á felicidade e ao bem, a relação entre a razão e as paixões e a indagação acerca da motivação das ações humanas.

b) - As Idéias de Platão .

As idéias formasabsolutas que longe de serem meros produtos da experiências dos sentidos, representam ao contrário a base do conhecimento objetivo e certo – as idéias constituem a realidade eterna do universo. Comrelação as idéias, todos os objetos sensíveis nada são senão reflexos ou cópias imperfeitas cuja realidade inferior – o mero devir,termo médio entre ser e nada – decorre da sua “participação” nas idéias.Platão subordina o pensamento psicológico a consideração de ordem metafísica ética e mesmo política.

c) - As Idéias de Aristóteles.

Para a psicologia associa-se intimamente aos seusestudos biológicos e foi de influência incalculável através da historia do pensamento ocidental. A psicologia de Aristóteles constitui a súmula do pensamento grego neste terreno. Embora contenha elementoscientíficos, subordina – se, em larga medida,a especulação
Racionalista e faz parte, essencialmente de um pensamento filosófico caracterizado por interesses metafísicos, epistemológicos e ético –políticos.



2º - A partir das idéias anteriores de Sócrates, Platão e Aristóteles ,
Elabore um quadro comparativo.
SÓCRATES - A Realidade confusa não corresponde a pureza do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • alma e a razao
  • Alma e Razão como fomentador na sociedade
  • A Razão e a Alma como Fomentadores da Ação em Sociedade.
  • Alma
  • Alma Minha
  • alma
  • Alma
  • alma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!