Raizes do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO: RAIZES DO BRASIL – SERGIO BUARQUE DE HOLANDA
1. O HOMEM CORDIAL
Segundo o autor Sergio Buarque de Holanda, a constituição do Estado brasileiro é uma extensão dos direitos patriarcais,pois ele ocasiona contradições não resolvidas que nascem da estrutura social e se manifesta nas instituições e ideias políticas.
O contexto em que o autor escreve é de transição entre a segundarepublica e a ditadura, é o período de 1936, onde havia duas concepções de Estado, uma a de Antígona que defendia o direito familiar, a tradição e a de Creonte que defendia as leis do Estado, leis criadaspor ele mesmo.
O principio do Estado era de criar um consenso entre homens, onde definia o que é comum a todos, esse principio garante padrão de civilidade entre os homens e unifica. No caso do Estadobrasileiro as relações são familiares, pois o brasileiro não é civilizado, mas sim cordial, as relações políticas são construídas a partir de relações informais, familiares e afetivos. A mentalidadecordial estava ligada a sociabilidade aparente, a satisfação própria, a individualidade.
O Estado não pode ser uma extensão familiar, quando ele é construído a partir de formas patriarcais orelacionamento é afetivo e isso na concepção de Estado, de civilidade, o circulo familiar e o Estado são oposições.
Segundo o autor o individuo se faz cidadão, contribuinte, eleitor, elegível, recrutável eresponsável as leis da cidade quando há uma transgressão da ordem familiar.
As mudanças ocorridas na estrutura da sociedade faz compreendermos as duas concepções de Estado. Nas velhas corporações omestre e seus aprendizes formam uma só família, cujo os membros se submetiam a uma hierarquia natural mas que partilhavam das mesmas privações e confortos. O sistema industrial separou o empregador dosempregados, diferenciou cada vez mais suas funções, diminuiu cada vez mais a intimidade que reinava entre uns e outros e estimulou o antagonismo, pois isso facilitava o sistema capitalista explorar...
tracking img