Raizes do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vida e trajetória
Sérgio Buarque de Holanda nasceu em São Paulo no ano de 1902 e faleceu em 1982. Filho de funcionário público, Sérgio provavelmente sofreu o autoritarismo paterno, contudo teve umavida voltada aos estudos. “Escrevia prosa e verso, tocava piano, compunha valsas, gostava de dançar”. (REIS, pp. 115). É considerado por José Carlos Reis como um “intelectual feliz”. Para Reis,Holanda pôde viver uma vida intelectual intensa, sendo admirado por vários e considerado como um dos “redescobridores do Brasil”.
[...] pôde fazer tudo o que pretendeu, obteve sempre os recursosnecessários, publicou obras muito importantes, que não criaram polêmicas e tensões graves, e é sempre lembrado como o modelo de historiador brasileiro. (REIS, pp. 116).
Em sua vida adulta, formou-se em Direitoe morou em alguns países europeus, onde sofreu influências de autores diversos. Weber e Dilthey foram alguns deles. No Brasil, atuou como professor da Escola de Sociologia e Política de 1947 a 1955,e como professor da USP de 1958 a 1969, além de ministrar diversas palestras no exterior. Grande autor escreveu diversos livros, dentre eles “Visão do Paraíso”, “Cobra de Vidro”, “Monções”, “Caminhose Fronteiras”, e ainda publicou diversos artigos em jornais e revistas. Uma de suas obras mais conhecida é “Raízes do Brasil” (1936), um ensaio que reúne diversos textos onde critica a impregnação defatores portugueses em nossa sociedade. Sérgio, portanto, foi um profissional bastante requisitado e “gozava de enorme prestígio intelectual no Brasil” e no exterior. (REIS, pp. 116).
A seguir,faremos uma análise de uma de suas principais obras, escrita em 1936: Raízes do Brasil. Apontaremos quais são as relações que o autor estabelece entre o passado e o futuro, ou seja, usando as categoriascampo de experiências e horizonte de expectativas – propostas por Reinhart Kosseleck – procuraremos entender qual a concepção de tempo histórico presente na obra e comparar as idéias do autor com as...
tracking img