Raiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

As emoções são estados internos, primitivos, do existir do indivíduo. Surgem subitamente como reações a acontecimentos, têm uma duração breve e manifestam-se acompanhadas de reações fisiológicas. Muitos pesquisadores distinguem sentimento e emoção, onde o sentimento refere-se à experiência subjetiva da emoção. Alguns acreditam que as emoções podem ocorrer inconscientemente,sendo um fenômeno mais geral do que a sua sensação subjetiva. Uma segunda distinção incide sobre: a diferença entre a emoção e a causa da emoção. Alguns teóricos argumentam que, pelo menos,algumas emoções podem ser causadas sem qualquer pensamento ou atividade cognitiva.Estes pesquisadores apontam para “reações imediatas”(por exemplo,Ledoux 1996).
Normalmente, as emoções são acompanhadaspor um comportamento físico, por ex: sorrir (alegria), chorar (tristeza).As expressões faciais possuem o importante papel de traduzir praticamente todas as reações ou emoções humanas,preparando o indivíduo para: ação, moldar o comportamento(tendemos a repetir situações agradáveis e a não repetir as desagradáveis),regular a interação (Ao falar com uma pessoa,percebe-se a sua emoção através daexpressão facial).
As Emoções envolvem um conjunto de componentes, como veremos a seguir. Fisiológico refere-se às manifestações orgânicas das emoções, tais como: aumento do batimento cardíaco, boca seca. Comportamental é o estado emocional que desencadeia um conjunto de comportamentos: gestos, tom de voz, expressão facial. Os sentimentos de: Alegria, tristeza, raiva e medo, são inatos euniversais. Cognitivo aborda o conhecimento dos fatos.Pois se não houver conhecimento deste, não se experimenta qualquer emoção.Expressão tem uma função social importante porque é uma forma de comunicação. Avaliativa é a reação, em uma situação, de acordo com os nossos interesses, valores e objetivos. No campo emocional, caracterizamos inúmeros sentimentos, mas consideraremos alguns como principais:amor,raiva,ansiedade,medo,nojo e alegria.
A raiva pode ser caracterizada como um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, e que se exterioriza quando o ego se sente ferido ou ameaçado. A intensidade da raiva, ou a sua ausência, difere entre as pessoas. Esta pode ser um sentimento passageiro ou prolongado (rancor) e também a expressão dairritabilidade e agressão humana. Podendo surgir com outros nomes: fúria, ira, cólera, ódio, crueldade, etc. A raiva pode ter diversas origens, tais como: Desejo de Vingança; Inveja; Ego (alguém pode sentir raiva de outro, por este ter afrontado o seu ego. Sendo a raiva, um mecanismo de defesa); Instinto de Superioridade (Uma pessoa que no seu íntimo tem a falsa percepção de superioridade em relação aosdemais, quando se vê em uma situação em que não é compreendida ou aceita como gostaria que fosse, utiliza-se da raiva como mecanismo de evasão, afligindo a todos que se encontram ao seu lado).
O presente trabalho visa observar, como o sentimento de raiva se expressa no transtorno Desafiador e de oposição.







2. FUNDAMENAÇÃO TEÓRICA

O transtorno desafiador de oposição (TDO) éum transtorno disruptivo, caracterizado por um padrão global de desobediência, desafio e comportamento hostil.

Os pacientes discutem excessivamente com adultos, não aceitam responsabilidade por sua má conduta, incomodam deliberadamente os demais, possuem dificuldade em aceitar regras e perdem facilmente o controle se as coisas não seguem a forma que eles desejam.

A prevalência de TDO emamostras da comunidade está em torno de 6%.

O transtorno de conduta (TC) é definido por violações mais graves como roubo, agressão e crueldade com animais e pessoas. Embora o TDO esteja fortemente correlacionado ao TC do ponto de vista longitudinal, um considerável subgrupo de pacientes não evolui dessa forma. O TDO é também altamente comórbido com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade...
tracking img