Raio laser

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2609 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Em nosso cotidiano deparamos cada vez mais com novos aparelhos eletrônicos (CDs, displays de cristal líquido , leitoras de código de barra, Xerox, impressora laser, etc.), dispositivos automáticos (portas e torneiras automáticas), sistema de controle (portão eletrônico, controle remoto de televisão), novos usos do laser em medicina (em operações para eliminar problemas na visão,tatuagens, pedras nos rins e no tratamento de queimados, entre outros) e nas telecomunicações (fibras óticas), além de aplicações em várias áreas industriais. Tudo isso e muito mais está presente em casa, nas lojas, nos hospitais, supermercados, carros, aeroportos e por que não, também nas próprias escolas. Jornais, rádios e a TV estão constantemente anunciando novos avanços tecnológicos que logoestarão sendo incorporados ao nosso dia-a-dia.
Aproximadamente meio século o cientista Theodore Maiman conseguiu emitir, de forma controlada, um raio de luz utilizando cristal de rubi, ou melhor, dominou os princípios que estão na base da Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação, (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation), mais conhecido como Laser. Deve-se a Einstein osfundamentos do Laser, que os estudou em 1916, a partir das leis de Max Planck. Foi no entanto em 1953 que Charles Hard Townes desenvolveu o primeiro "Maser", que emitia microondas em vez de luz visível. Simultaneamente, os soviéticos Nikolai Basov e Aleksander Prokurov desenvolviam estudos sobre a mesma tecnologia. Mas se Maiman foi o primeiro a colocar em prática o Laser, o prêmio Nobel foi noentanto atribuído a Schawlow e Townes que, pela primeira vez, anunciaram os princípios do Laser.

REVISÃO BIBLIOGRAFICA
O raio laser é um tipo de radiação eletromagnética visível ao olho humano. Laser é uma palavra que é formada a partir das palavras light amplification by stimulated emission of radiation, que juntas significam “amplificação da luz por emissão estimulada por radiação”. O laserpossui características especiais como, por exemplo, ela ser monocromática, coerente e colimada, além de ter larga aplicação tecnológica e científica que vem se expandindo cada dia mais. A luz do laser além de ser monocromática, ou seja, constituída por radiações de uma única freqüência, é muito potente em razão da grande concentração de energia em pequenas áreas (pequenos feixes). O feixe de laseré muito potente, podendo ter brilho superior ao da luz emitida por uma lâmpada.
O físico Albert Einstein, no ano de 1916, lançou as bases para a criação do laser a partir das teorias de Max Plank. No entanto essas bases ficaram esquecidas durante a Segunda Guerra Mundial. Foi em 1953, trinta e sete anos depois, que cientistas conseguiram produzir o primeiro laser, ou melhor dizendo, umdispositivo bastante similar a um laser, pois ele não tinha a capacidade de omitir ondas de forma contínua. Apesar de não ter sido o criador do laser, A. Einstein leva o crédito por ter sido o cientista que descobriu o efeito físico existente por detrás do funcionamento do laser, a emissão estimulada, essa que é a condição necessária para se ter o equilíbrio térmico da radiação com a matéria.
Ofuncionamento dos laseres são formados por uma zona ativa dentro da cavidade laser onde ocorre emissão estimulada. Para que isso ocorra é aplicada uma corrente na junção p-n do laser díodo. O efeito físico por trás do funcionamento do laser é que os átomos de determinados materiais, quando em estado instável de alta energia, se corretamente estimulados decaem sua energia emitindo fótons coerentes com oestímulo original, cujas ondas estão em sincronia entre si. Einstein descobriu, através de considerações teóricas, que não apenas um átomo absorve um fóton (a partícula de luz) incidente e o reemite ao acaso após certo tempo (emissão espontânea), mas que também este mesmo átomo deve reemitir seu fóton absorvido se um segundo fóton interage com ele (emissão estimulada). O fóton reemitido tem o...
tracking img