Radioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1. Diferencie teleterapia e braquiterapia.

Radioterapia é uma forma de tratamento que usa radiações ionizantes, que são aquelas que têm energia suficiente para liberar elétrons da estrutura atômica, como, por exemplo, os raios X, raios gama, partículas beta, partículas alfa, etc. Quando a radiação é proveniente de um aparelho como uma unidade de cobalto ou acelerador linear, nos quaisa fonte encontra-se a uma distância de 60 a 100 cm do paciente, a forma de tratamento é conhecida como teleterapia.

Já a braquiterapia constitui uma forma de tratamento que utiliza fontes radioativas, em contato direto com o tumor, pode ser empregada para qualquer neoplasia acessível a uma fonte radioativa, que podem ser introduzidas em uma cavidade corporal, dispostas sobre uma superfícietumoral ou implantadas na intimidade do tumor.



Questão 2. Dentre os equipamentos utilizados para teleterapia podemos citar: os equipamentos de ortovoltagem, a bomba de cobalto e os aceleradores lineares. Defina as características destes três equipamentos em termos de produção de radiação.

Ortovoltagem: São equipamentos de raios X que operam com quilovoltagem entre 10 e 100 kVp (RXsuperficial) e entre 100 e 250 kVp (ortovoltagem). Tratam lesões de pele ou com infiltração até cerca de 3 cm de profundidade, como, por exemplo, a irradiação preventiva dos quelóides operados, dos hemangiomas e dos carcinomas basocelulares.

Bomba de cobalto: Fontes de cobalto-60 liberam fótons sob forma de raios g com energias de 1,17 MeV e 1,33 MeV. Como a fonte é radioativa, a emissão de fótons écontínua, ou seja, a fonte não para de emitir fótons. Como consequência do decaimento radioativo, as fontes de alta atividade (centenas de GBq) dos aparelhos de cobalto-60 diminuem de intensidade na taxa de 1,1% ao mês.

Aceleradores lineares: Estes aparelhos usam micro-ondas para acelerar elétrons a grandes velocidades em um tubo com vácuo. Numa extremidade do tubo, os elétrons muito velozeschocam-se com um alvo metálico, de alto número atômico. Na colisão com os núcleos dos átomos do alvo, os elétrons são subitamente desacelerados e liberam a energia relativa a esta perda de velocidade. Parte desta energia é transformada em raios X de freiamento, que tem energia variável na faixa de 1 MeV até a energia máxima do elétron no momento do choque. Por exemplo, um acelerador linear que aceleraelétrons até 10 MeV, produz raios X com energias entre 1 e 10 MeV. Os aceleradores lineares podem gerar fótons de energia muito maior que os do cobalto-60.



Questão 3. Descreva três diferenças entre um feixe de fótons e um feixe de elétrons para fins terapêuticos.

Feixe de fótons

- entra por diferentes locais do corpo, mas todos localizados no volume

tumoral;

-maior concentração da dose no tumor homogeneamente distribuída;

- diminuição da dose nas regiões adjacentes não tumorais.

Feixe de elétrons

- atinge diretamente o paciente;

- menor dose na pele e nos tecidos sadios;

- requer potencial elétrico bastante estável.



Questão 4. Nos equipamentos de teleterapia, qual a função dos blocos e dos colimadores multi-lâminas (MLC)?Blocos de colimação são acessórios utilizados nos aparelhos de teleterapia (tratamento com radiação externa) que possibilitam modificar o formato dos campos de irradiação enquanto protege áreas que não se deseja irradiar (cerobend). Já o Colimador com multi-lâminas – Multleaf Colimator – (MLC) é um sistema de colimação que usa várias lâminas finas com a finalidade de moldar o campo de tratamentona terapia conformal e somente está disponível para feixes de fótons.



Questão 5. Cite três tipos de acessórios usados para posicionamento dos pacientes mencionando um caso clínico para qual cada um deste pode ser usado.

Breast board – É uma mesa de suporte para tratamento radioterápico da mama.

Belly board – É uma mesa de suporte para tratamento radioterápico do abdome.

Suporte...
tracking img