Radiotelescopio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RADIOTELESCOPIO
Em 1899, o engenheiro elétrico italiano Guglielmo Marchese Marconi (1874-1937) desenvolveu um sistema de transmissão de ondas pelo ar para longas distâncias, o rádio, e fez umatransmissão sobre o Canal da Mancha, que separa a França da Inglaterra, e em 1901 uma transmissão que atravessou o Atlântico, enviando sinais de código Morse. Somente em 1906 ele conseguiu transmitir a vozhumana. O padre gaúcho Roberto Landell de Moura fez a primeira transmissão de voz em 1899, usando equipamentos que ele patenteou no Brasil em 1901, e nos Estados Unidos em 1904. Durante a PrimeiraGuerra Mundial, o desenvolvimento das transmissões de rádio se acentuou, para permitir a comunicação entre diferentes unidades de um exército e, posteriormente, entre um avião e a base, e entre doisaviões.
Constrastando com um telescópio óptico, que produz imagens a partir da luz visível, um radiotelescópio observa as ondas de rádio emitidas por fontes de rádio, normalmente através de uma ou umconjunto de antenas parabólicas de grandes dimensões.
O radiotelescópio serve para captar energia eletromagnética (ondas de rádio) que não podemos ver. Estas radiações, emitidas pelas estrelasfornecem-nos informações sobre os elementos químicos nelas existentes. O rádio telescópio é uma tecnologia que está por trás das mais importantes descobertas astronômicas dos últimos tempos.

Exemplos deradiotelescópio:
01 - O Radiotelescópio de Arecibo é o maior radiotelescópio fixo do mundo, e localiza-se em Arecibo, Porto Rico. Sua antena parabólica gigante tem 305 metros de diâmetro e foiconstruída originalmente em 1963, na cratera de um vulcão extinto, para estudar a ionosfera terrestre.
02 - O maior radiotelescópio é o RATAN-600 (Rússia) com 576 m de diâmetro da antena circular (descriçãodo RATAN-600).
03 - é o Very Large Array (VLA), em Socorro, Novo México.
04 - O maior radiotelescópio na Europa tem uma antena de 100 metros de diâmetro, em Effelsberg, Alemanha, e também foi,...
tracking img