Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Perguntas e respostas comentadas I (concursos públicos)

1 – Quais os parâmetros físicos dos equipamentos de raios-X que estão diretamente relacionados com a quantidade e a qualidade dos feixes de radiação, respectivamente?
a) O mAs e a kVp.
b) O mAs e a distância fonte superfície.
c) A kVp e o tamanho do campo.
d) A filtração e o tamanho do campo.
e) A filtração e a distância fontesuperfície.

Resposta: alternativa (a), mAs e kVp.
Elucidação: Três fatores de exposição são ajustáveis no painel de controle para produzir com maior exatidão as estruturas a serem estudadas em um exame radiográfico, esses fatores são:
Pico de quilovoltagem (kVp)
Miliamperagem (mA)
Tempo de exposição (T)
O mAs é a combinação da miliamperagem  com o tempo de exposição, que resulta na quantidade deradiação que será produzida em um determinado período de exposição.
A quantidade de radiação produzida durante uma exposição é o fator primário para controle de densidade óptica, descrita como o grau de enegrecimento do filme radiográfico.
O kV está relacionado com o valor da alta tensão que alimentará o tubo de raios-X no momento da exposição, sendo o fator primário para o controle de contrasteda imagem, pois, o mesmo controlará a energia da fonte primária de raios-X.
2 – Não é substância integrante do revelador radiográfico:
a) Metol;
b) Hidroquinona;
c) Carbonato de sódio;
d) Sulfito de sódio;
e) Hipossufito de sódio.

Resposta: alternativa (e), hipossulfito de sódio.
Elucidação: O revelador radiográfico tem por objetivo realizar a redução química dos íons de prata, seuscomponentes são:
O carbonato de sódio – agente acelerador responsável pela produção alcalina, necessário para a interação dos demais agentes e pelo amolecimento da gelatina ocasionando a penetração dos químicos.
O metol – agente redutor responsável pela redução química dos microcristais de haleto de prata, (a hidroquinona possui a mesma função do metol).
O brometo de potássio – não citado nestaquestão, desenvolve a função de regulador para evitar velamento no processo de revelação.
O sulfito de sódio – é o agente preservativo que evitará a oxidação da solução devido ao contato com o ar.
O glutaraldeido é um agente endurecedor responsável por retardar o inchaço da emulsão e caracteriza o fim do processo de revelação.
3 – O que defende o princípio ALARA?
a) É empregado como forma deproteção radiológica a pacientes grávidas.
b) É empregado em radiologia pediátrica.
c) Um dos princípios obrigatórios é o uso de dosímetro pelo paciente.
d) São princípios empregados na proteção radiológica de técnicos e médicos que trabalham com radiações ionizantes.
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Resposta: alternativa (d), princípios empregados na proteção radiológicade técnicos e médicos que trabalham com radiações ionizantes.
Elucidação: A proteção radiológica objetiva estabelecer um conjunto de medidas que previna o acontecimento dos efeitos determinísticos, fazendo utilizações de doses baixas, e controlar ao máximo a probabilidade de ocorrência dos efeitos estocásticos. Dessa forma a proteção radiológica irá definir padrões para minimizar ao máximo asdoses de radiação, sofridas pelos indivíduos que a elas se expõe, sem reduzir o benefício que a mesma proporciona.
O princípio ALARA postula que toda prática realizada com radiações ionizantes devem ser mantidas no nível mais baixo possível, garantindo uma otimização da dose ao disponibilizar um conjunto de procedimentos de proteção que evite uma exposição desnecessária às radiações ionizantes.
4 –Quais as células mais sensíveis aos efeitos das radiações ionizantes?
a) Linfáticas.
b) Ósseas.
c) Musculares.
d) Sanguíneas.
e) Neurais.

Resposta: alternativa (d), células sanguíneas.
Elucidação: Cada célula existencial em nosso organismo apresentará uma diferença em relação à sensibilidade às radiações ionizantes. As células que têm mais atividade são mais sensíveis aos efeitos...
tracking img