Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fraturas

OMBRO

Fraturas :As fraturas mais freqüentes do corpo são as que envolverem a clavícula, colo do úmero e omoplata.
FRATURA DA CLAVÍCULA
A clavícula é o osso do organismo que mais se fratura. O local mais comum e no 1/3 medio.Normalmente é causadapor um trauma indireto a clavícula, como uma queda. A fratura da clavícula pode ocorrer geralmente de duas formas:
Queda apoiando amão ou cotovelo no solo - a força é transmitida pelo braço e dispersando-se ao longo da clavicula, provocando fratura se a força transmitida for maior que a resistencia da clavicula.
Trauma direto na clavícula - Pode ocorrer em acidentes de carro pela compressão da clavícula pelo cinto de segurança.
FRATURAS DO ÚMERO PROXIMAL
As fraturas do úmero proximal (ombro) são freqüentes e contribuem com 4a 5% de todas as fraturas do corpo humano. Ocorrem mais freqüentemente em pacientes de mais idade, depois que o osso esponjoso do colo do úmero é enfraquecido pela osteoporose, mas são vistas em pacientes de todas as idades. fraturas mais graves e as fraturas-luxações (fraturas associadas com perda da congruência entre as superfícies articulares) geralmente são vistas em pacientes ativos demeia-idade. Algumas destas lesões podem ser extremamente incapacitantes e seu tratamento exige habilidade cirúrgica e bons critérios de julgamento.
O úmero proximal possui quatro segmentos anatômicos que podem ser fraturados: o tubérculo maior, o tubérculo menor , a superfície articular e a diáfise do úmero. Todas as fraturas do úmero proximal são derivadas do acometimento desses quatro fragmentos.a- Tubérculo maior
b- Tubérculo menor
c- Colo anatômico (superfície articular)
d- Diáfise
Em 80% das fraturas umerais, nenhum dos quatro segmentos principal está significativamente deslocado e os fragmentos são mantidos juntos pelas fixações dos tendões do manguito rotador, pela cápsula articular e pelo periósteo intacto. Estas lesões são passíveis de tratamento simples por exercíciosfuncionais precoces e todas podem, independentes do número de linhas de fratura, ser consideradas em conjunto como fraturas com deslocamento mínimo, por causa da semelhança em seu tratamento e prognóstico.
Em 15 a 20% das fraturas do úmero proximal, um ou mais dos segmentos principais estão deslocados. Estas fraturas deslocadas estão associadas a lesões das partes moles características. Muitas vezes sãoinstáveis, podem não ser redutíveis por métodos fechados e estar associadas à distorção do mecanismo rotador ou até perda da circulação da cabeça (segmento articular). A patologia e o tratamento de cada lesão são considerados individualmente na classificação em quatro segmentos.
O algoritmo de tratamento dessas fraturas é baseado na sua classificação (existem algumas) que nos levam a determinar oseu tratamento.
A classificação original de quatro segmentos descrita em 1970 por Neer foi simplificada e modificada em 1975. A chave para a compreensão deste sistema de quatro segmentos é reconhecê-la como um conceito, e não como uma classificação numérica. Novamente, nada há para memorizar, mas é essencial a avaliação radiográfica inicial exata.





FRATURA DO ANTEBRAÇO
Correspondem a10 a 14% de todas asfraturas
O principal objetivo do tratamento é manter os movimentos de prono-supinação
É necessário restaurar o comprimento ,corrigir as deformidades angulares erotacionais
Classificação AO/ASIF:
Tipo A: Fratura do rádioe/ou ulna com traçosimples
Tipo B: Fratura do rádioe/ou ulna com traço simples, com fragmento em “asa de borboleta”,de um ou outro
Tipo C: Fraturasegmentar ou cominutiva
FRATURAS DA CABEÇA DO RÁDIO
Fraturas da cabeça do rádio são comuns em adultos, mas seu tratamento permanece controverso. Assim, cada profissional faz a opção pela técnica que considera mais adequada, ou menos traumática - para seu paciente.

A grande maioria dos traumas que ocasionam este tipo de fratura ocorre por ação indireta de forças, o que ocasiona um trauma, com ação...
tracking img