Pescool

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo fechou o cerco contra a PepsiCo, detentora da marca Toddynho. A fábrica de Guarulhos foi autuada nessa quinta-feira após comprovação de que um lote com 80 unidades da bebida continha produto usado para limpeza, à base de água e líquido detergente. Até ontem, 37 pessoas disseram ter ingerido o líquido e sofrer queimadura e feridas na boca, cólicas enáuseas em decorrência disso.
A PepsiCo  diz que as embalagens foram distribuídas apenas no Estado do Rio Grande do Sul, em 14 cidades. De acordo com a Vigilância Sanitária, a companhia será multada em até R$ 175 mil, valor a ser definido após se esgotarem as possibilidades de recursos. Embora alegue não ter sido notificada ainda, nessa  quinta  a PepsiCo se pronunciou e formalizou recall das 80unidades do produto junto ao Ministério da Justiça.
Foram entrevistadas algumas pessoas sobre esse assunto, muitas delas ficaram revoltadas com a falha da empresa por ser um produto consumido principalmente por crianças:
“Foi uma total negligência e imprudência da empresa. Descaso com seus consumidores e com a própria marca. Os prejudicados devem pedir a devida indenização pelos danos. Querem fazerrecall simplesmente para troca do produto ou devolução do dinheiro ? É brincadeira ...” (alega uma entravistada).
“Bom dia, não sou funcionário, não tenho algum tipo de participação, mas já trabalhei alguns anos na empresa, é uma história difícil, seria muito difícil envasar apenas 80 unidades, acredito que isso levaria há um grande lote unidades, já que eram produzidas 135 un/min em cada umadas 5 linhas sendo 675 por min, o produto é armazenado em apenas um tanque antes da distribuição para qual máquina irá envazar, e o laboratório retira amostras a cada 15 min.” (ex-funcionário da empresa).
Pela primeira vez, a PepsiCo admitiu que houve falhas no processo produtivo em sua fábrica de Guarulhos (Grande São Paulo). O erro fez com que embalagens de Toddynho contivessem produtos delimpeza em vez de achocolatado, Maganhoto só deu entrevista após saber que a Folha ouviu de um funcionário da fábrica que um dispositivo defeituoso provocou o erro. Antes disso, a PepsiCo só emitia notas para a imprensa. Sobre o problema, o diretor informou apenas que "houve uma falha no processo produtivo como um todo" e que a empresa está levantando evidências para que o problema não se repita. "Aempresa recolheu imediatamente, ainda dentro das fábrica, as embalagens impróprias para o consumo, porém cerca de 80 delas chegaram ao mercado. Vale reforçar, portanto, que essa irregularidade não se deve a um problema na formulação do produto, que tem sua qualidade reconhecida em 30 anos no mercado brasileiro, mas de uma questão pontual no processo de envasamento", justifica a PepsiCo, que"mobilizou imediatamente sua força de vendas para recolher as unidades (...) que estavam no mercado".
A empresa ainda afirma ter disponibilizado um médico para os consumidores que tiveram contato com o lote alterado. O Laboratório Central do Estado (Lacen-RS) examinou 23 amostras, em caixas de 200 ml, e apenas um lote teve confirmado um pH impróprio para o consumo humano.
A atual Sociedade doConhecimento exige das empresas e das entidades uma nova postura no relacionamento com os seus distintos públicos de interesse, sejam eles consumidores, funcionários, acionistas, associados ou a própria opinião pública. Uma postura que pode ser resumida num conceito ou princípio fundamental: TRANSPARÊNCIA.

Infelizmente, muitas organizações preferem manter-se isoladas e, com isso, arriscam-se acomprometer, a médio prazo, o seu desempenho e a sua reputação. A empresa que não se comunica com o mercado não pode pretender tê-lo como parceiro nos períodos de transição e, geralmente, encontra dificuldades para prever oportunidades e consolidar relacionamentos.
Pontos positivos em relação a transparência empresarial | Pontos negativos em relação a transparência empresarial |
aberta ao diálogo |...
tracking img