Radioatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Radioatividade Radioatividade é a propriedade que alguns tipos de átomos instáveis apresentam de emitir energia e partículas subatômicas, o que se convenciona chamar de decaimento radioativo ou desintegração nuclear. As teorias físicas modernas atribuem a origem da radioatividade a um grau de instabilidade interna do átomo (nuclídeo pai), que ao se converter em outro átomo (nuclídeo filho)alcança maior estabilidade.
AplicaçõesA radioatividade tem três campos de aplicação para fins pacíficos: médico, quando se aproveita sua capacidade de penetração e perfeita definição do feixe emitido para o tratamento de tumores e diversas doenças da pele e dos tecidos em geral; industrial, nas áreas de obtenção de energia nuclear mediante procedimentos de fissão ou ruptura de átomos pesados; ecientífico, para o qual fornece, com mecanismos de bombardeamento de átomos e aceleração de partículas, meios de aperfeiçoar o conhecimento sobre a estrutura da matéria nos níveis de organização subatômica, atômica e molecular.Materiais radioativos são utilizados também na fabricação de substâncias fluorescentes e de relógios científicos, que se baseiam nos fundamentos da geocronologia e da cosmocronologiapara obter medidas precisas de tempo.

ARMAZENAMENTO DE MATERIAL RADIOATIVOO material radioativo, quando não está em uso, deve permanecer armazenado em local destinado especificamente a ele. A escolha do local de armazenamento de material radioativo deve ser tal que minimize o percurso ao local de manipulação e que possibilite o acesso de pessoas não autorizadas. O local de armazenamento deveser adequadamente blindado e devidamente sinalizado. O local de armazenamento deve ser inspecionado regularmente e testado quanto à contaminação. Todas as fontes radioativas devem estar claramente rotuladas com informações sobre atividade e natureza. Devem ser mantidos registros atualizados de todas as fontes armazenadas; esses registros devem contar informações a respeito do tipo de fonte,atividade, retiradas e nome da pessoa responsável pelas retiradas. O armazenamento de líquidos radioativos deve ser feito em recipientes inquebráveis e adequadamente vedados.

III – MANIPULAÇÃO DE MATERIAL RADIOATIVOAs operações com material radioativo devem ser planejadas para que se limite o espalhamento ou a dispersão desse material; neste sentido, a movimentação desnecessária de pessoas oumateriais deve ser evitada. As áreas de manipulação de material radioativo devem ser especialmente designadas para esse fim; os locais devem ser devidamente sinalizados e monitorados periodicamente. Vidraria, instrumentos e equipamentos em geral, utilizados, em qualquer operação com material radioativo, devem sem separados daqueles utilizados para outras operações. O uso de novas técnicas deve serinicialmente testado com material inativo. As bancadas para a manipulação de material radioativo não devem ser utilizadas para outras operações. Devem ser revestidas de material lavável e impermeável e, durante a manipulação, devem ser forradas com papel absorvente descartável, o qual deverá, posteriormente ser tratado como rejeito radioativo. O material radioativo deve ser levado à bancada sobrebandeja devidamente forrada. O mesmo procedimento de ocorrer para a retirada do material e dos instrumentos utilizados, para evitar respingamento ou derramamento desse material em áreas adjacentes. Equipamentos, vidraria e instrumentos, quando não descartáveis, devem passar por processo de descontaminação radioativa. Quando a meia-vida do radionuclideo for pequena (menor do que 60 dias) é desejávelaguardar o decaimento radioativo para proceder-se à descontaminação. São possíveis de descontaminação os equipamentos em que os contaminantes radioativos foram prontamente solúveis ou dispersíveis em água. A descontaminação radioativa dos equipamentos deve ser feito:. logo após o uso· em local exclusivo a essa operação· com água abundante· com os agentes químicos usuaisAs pias utilizadas para a...
tracking img