Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA, MEIO AMBIENTE E LIVROS DIDÁTICOS: A INTERDISCIPLINARIEDADE PODE SER UMA SOLUÇÃO

Eliane Ap.

Ludgero Thaise
Ligia Ferreira

Resumo

Nos últimos anos existe uma grande preocupação com o meio ambiente, sobre cuidados com a preservação de recursos naturais econscientização para o consumo, pois hoje vivemos os resultados de longos anos sem preocupação com a natureza.
A escola pôr sua vez tem a obrigação de participar, tem por seu papel de conscientizar e transformar idéias e conceitos colocando a realidade que vivemos com as disciplinas e conteúdos para conscientizar e sensibilizar os seus alunos a uma transformação de idéias.
Como jámencionado a escola como local de transformação ela teria que passar o exemplo diariamente para seus alunos, o material didático utilizado muitas vezes é produzido com desperdício, sem a preocupação com o meio ambiente. As instituições deveriam buscar alternativas como a reutilização de materiais, livros descartáveis, reaproveitamento de papel, aulas expositivas ou outras abordagens. A conscientizaçãotambém para o consumo, a sociedade capitalista nos empurra as compras por impulso, mas sem pensar nas conseqüências como o do grande aumenta de lixo, desperdício de materiais (embalagens), poluição e outros.
A educação ambiental tem o objetivo de nos tornarmos cidadãos, mas para que ela seje melhor compreendida tem que caminhar junto com as demais disciplinas coloca-la como parte das mesmase a escola e os professores também podem organizar projetos que todas as turmas da escola possam participar, para que o caminho de avanço da conscientização das crianças e jovens se torne parte do dia a dia.
Palavra-chave: meio ambiente livros consumíveis, conscientização.

Introdução
Diante de tantos problemas enfrentados pelo mundo moderno, certamente as gravesdestruições causadas pelos desastres ambientais estão entre as maiores. Por essa razão é fundamental trabalhar nas possíveis estratégias preventivas, que consistem a primeiro momento, em investir intensivamente numa ampla conscientização, tendo em vista, que a preservação da natureza é responsabilidade de todos.
Para alcançar os objetivos almejados, essa conscientização deve ser iniciada o mais cedopossível na vida do ser humano, sendo assim, a escola é o lugar ideal para produzir uma educação ambiental de qualidade, desde a educação infantil até a universidade.
Como o ambiente escolar é um local onde existe uma grande concentração de pessoas, há muita produção de resíduos recicláveis ou não, que irão parar no lixo, e essa destinação correta deve ser trabalhada com muito empenhopelos educadores, deixando muito claro a necessidade de uma correta reciclagem. O consumismo excessivo, é um tema fundamental a ser refletido incansável mente pela equipe educacional, ao controlar esses exageros, evita-se que um grande número de detritos sejam destinado aos lixões. Outro quesito importante consiste em evitar o desperdício, ensinando as crianças desde cedo a cuidar de seus materiaisescolares, reaproveitar o que puder, procedendo da mesma maneira com todas as outras coisas. Ao aprender na escola, as crianças levaram os conhecimentos até sua família e comunidade.
Uma das grandes preocupações deste trabalho são com os livros didáticos, os exageros realizados no momento da fabricação, os desperdícios nos excessos de gravuras, cores e folhas desnecessárias, refletindo empreços elevados, e nem sempre essa beleza se traduz na qualidade, que seria o objetivo principal dos mesmos.

Resultados e Discussão
Este artigo se justifica na medida em que nos encontramos em um momento de profunda preocupação com a grandiosidade dos desastres ambientais que arrasaram diversas regiões do planeta nos últimos anos, e a intensidade cada vez maior com que estão...
tracking img