Radioactividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Radioactividade
Em Abril de 1898, Marie Curie descobriu que além do urânio, outro elemento conhecido, o tório, também emitia os misteriosos raios. Começou, então, a suspeitar da existência deelementos radioactivos desconhecidos. Em Julho do mesmo ano, com ajuda do marido, físico francês Pierre Curie, descobriu um novo elemento que chamou de polónio. Alguns meses depois ambos descobriram umelemento ainda mais radioactivo ao qual chamaram de rádio.

A radioactividade é a energia que os núcleos dos átomos libertam ao dispersarem-se para obter configurações energéticas mais estáveis, ou sejaa radioactividade é um fenómeno natural e refere-se às partículas emitidas pelo núcleo como resultado da instabilidade nuclear.
Uma vez que os núcleos experimentam um conflito intenso entre a forçaforte e o afastamento de dois corpos, não nos deve surpreender que existam muitos isótopos nucleares instáveis: ou demasiado grandes ou demasiado pequenos e que emitem algum tipo de radiação. Os tiposmais comuns de radiação são chamados de alfa (núcleo de hélio), beta (electrão), e gama (fotão) entre outros
As partículas α e β são emitidas pelos núcleos com altíssimas velocidades. Quase todas aspartículas α têm a mesma velocidade (para uma dada substância radioactiva), enquanto que as partículas ß são emitidas com velocidades variadas. Naturalmente, os raios  terão a velocidade da luz.Já sabemos que um núcleo de um átomo ocupa uma porção muito pequena do volume total de um átomo, mas contém a maior parte da massa deste, porque é ai que se encontram os neutrões e os protões.
Opolônio-210 é um material que só leva à morte se ingerido ou inalado.
Há muitos tipos de materiais radioactivos como por exemplo o urânio, o tório, polónio, rádio, entre outros.

Portugal é um país comvasta experiência na prospecção e exploração de minerais radioactivos. No distrito da Guarda, em particular, existem materiais radioactivos responsáveis pela existência, facilmente detectável, de...
tracking img