Radio novela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Radio novela no Brasil
Em 12 de julho de 1941, às 10h30, teve início ‘Em busca da felicidade’, primeira radio novela transmitida no país, através da Rádio Nacional do Rio de Janeiro. A obra mexicanafoi escrita por Leandro Blanco, com adaptação de Gilberto Martins. Seus capítulos ficaram no ar por aproximadamente três anos.Após seu término, começou a cubana ‘O direito de nascer’, que foi aprincipal radio novela do Brasil.

A radio novela surgiu naturalmente no país, com a evolução do rádio e a demanda do público. Porém, a versão de antigos radiadores e alguns pesquisadores difere. Algunsdizem que o produto foi importado do México e de Cuba. Outros, que o movimento começou com adaptações de peças teatrais e concertos.

Provavelmente os dois elementos contribuíram para a formação dogênero. As transmissões dos concertos e o teatro de histórias curtas ganharam mais fôlego com a chegada da ideia de se transmitir uma história sequenciada de maior duração. Nesse mesmo tempo, chegavamde outros países latinos, os scripts das novelas estrangeiras.

Os scripts importados eram traduzidos e distribuídos no Brasil para serem interpretados por atores brasileiros. As históriasexageravam no drama, sem deixar de lado a religião e o romance. Aos poucos, os temas ganharam ênfase ao regionalismo. Em Pernambuco, por exemplo, eram comuns radionovelas sobre o sertão e a seca.

Apopularização do rádio, que na década de 40 se tornou um produto acessível e assumiu um caráter de entretenimento, foi o primeiro passo para a consolidação da radio novela. Entre os anos de 1943 a 1945, aRádio Nacional do Rio de Janeiro transmitiu 116 novelas.

Tanta popularidade fez crescer a demanda brasileira. Esperar os scripts de Cuba e México não era mais suficiente. Assim surgiram novosescritores no país. Alguns escreviam novelas para o rádio, outros, tinham seus romances adaptados. Em 1947, a Rádio de São Paulo transmitiu ‘Fatalidade’, de Oduvaldo Vianna, a primeira novela genuinamente...
tracking img