Racismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Racismo
O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande orimptância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras.
terça-feira, 30 de junho de 2009
Cada vez mais os nossos locais de trabalho acolhem uma maior diversidade cultural e étnica e é preciso saber lidar da melhor maneira com essa situação de forma a não criar situaçõesembaraçosas ou possíveis discriminações.
No nosso local de trabalho é cada vez mais frequente a mescla de culturas e etnias. Até porque essa diversidade traz, muitas vezes, novas idéias e novas dinâmicas à empresa. A diversidade de culturas é sempre uma mais valia dentro de uma empresa e os empregadores sabem disso. Diferentes ideias em confronto, geralmente, resultam num melhor fim do que váriaspessoas a pensarem da mesma maneira.Por isso, esta é uma realidade a que nos precisamos nos adaptar.
Existem, essencialmente, seis diferentes raças: brancos, negros, asiáticos, hispânicos, índios americanos e esquimós. E se as pessoas da mesma raça podem partilhar algumas semelhanças, isso não significa que não sejam culturalmente diferentes e que não queiram que essa diferença seja reconhecida.Um dos grandes erros que se comete com alguma frequência é o de acharmos que podemos catalogar as pessoas pela sua aparência física e o de pensarmos que essa mesma aparência nos revela quase tudo sobre as origens dessas mesmas pessoas.
Muitas das vezes cometemos erros bastante ofensivos quando tiramos conclusões sobre as pessoas apenas por olharmos para as suas características mais óbvias. Outroerro habitual é partirmos do princípio que a nossa cultura e sociedade é melhor que outra e não entendermos que, quando falamos de identidades culturais, a questão não reside em ser melhor ou pior mas tão somente em ser diferente.
Este tipo de comportamentos abre a porta para tratamentos discriminatórios e injustos.
A diversidade cultural ou racial vai para além daquilo que conseguimos visualizarporque pode, muitas vezes, estar escondida e a identidade cultural de alguém é tão importante como a sua identidade étnica.
Então qual é a melhor atitude a tomar?
Esquecer todos os seus preconceitos e estereótipos e dedicar algum tempo a tentar conhecer a cultura e valores desse seu colega.
Postado por Administradores às 17:04 0 comentários
sábado, 20 de junho de 2009
Dificuldades dosnegros no mercado de trabalho

A discriminação dá-se de duas formas: direta ou indireta. Diz-se discriminação direta a adoção de regras gerais que estabelecem distinções através de proibições. É o preconceito expressado de maneira clara como, por exemplo, a proibição ou o tratamento desigual a um indivíduo ou grupo que poderia ter os mesmos direitos e o são negados. Já a discriminação indireta estáinternamente relacionada com situações aparentemente neutras, mas que criam desigualdades em relação a outrem. Esta última maneira de preconceito é a mais comum no Brasil.

Observando o nosso meio acadêmico, notamos que o número de pessoas da raça negra é reduzido, sugerindo este fato a presença do racismo em nossa sociedade. A discriminação étnica coibindo o acesso do negro às escolas e suaparticipação nas posições melhor remuneradas no mercado de trabalho estão implícitas nas atitudes dos dirigentes escolares e administradores de empresas, onde se detecta um número insignificante dos mesmos nestes ambientes.

O Brasil é o país com a segunda maior população negra do mundo. Contudo, analisando o mercado de trabalho, percebe-se que a quantidade de negros em setores "elitizados" émuito baixa. O que se verifica é que há uma dificuldade de inserção do negro e sua ascensão em áreas do mercado de trabalho de maior status social. Reserva-se a ele apenas a ocupação das áreas de menor remuneração e projeção social. Este fato é bastante sério e gera problemas sociais graves, demonstrando a presença de vários fatores que impedem essa inserção: problemas históricos, educacionais,...
tracking img