Racismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Racismo

Primeiramente deve-se saber quando começou o racismo, pois bem ele realmente se estabeleceu no vocabulário comum na segunda e terceira década do século XX, mais foi durante oséculo XlX, diretamente na segunda metade dele que na Europa iniciou-se esta ideologia.
O racismo foi baseado na idéia de superioridade de raças, na qual certo grupo (ou ate país) define sua “raça”superior a outra, fazendo assim a outra raça inferior e praticando o racismo.
Os racistas definem uma raça como sendo um grupo de seres humanos com a mesma origem, ou melhor, dizendoascendência. Com isso diferenciam as raças com base nas características físicas, por exemplo: a cor da pele e a aparência do cabelo.
Esse conceito de “raça” foi criado, quero dizer inventado, poisnão existe na ciência fundamentos que provem esse conceito em fazer divisões preconceituosas pelos aspectos físicos.
Em movimentos atuais e pesquisas feitas recentemente por diversos países,pela sua historia, cultura e outros fatores sociais. Existe sim uma separação, que se denomina “diferenciação étnica ou cultural”, só que a qual aboliu os preconceitos dessa idéia. Deve-se haveruma diferenciação para poder preservar cada cultura de cada país, porém que todos somos iguais e que não existe raça se no fundo somos completamente iguais, apenas esqueletos.
A biologia sóidentificou uma raça: a raça humana.
E o que nos diferencia? Nossos pensamentos e nossas atitudes. O racismo nada mais é que a própria arrogância misturada com o ódio sem fundamento algum. Poisnão a motivo pra odiar e ate mesmo sentir nojo do próximo apenas por ele ter a pele de cor diferente da sua.
Uns pretos, outros vermelhos, alguns amarelos, e mais alguns brancos. Asárvores são castanhas e verdes, o sol amarelo as nuvens brancas, o céu azul… afinal não vivemos num mundo ás cores?!Então porque é que ainda existe discriminação?
(Bárbara Leitão)
tracking img