Racismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Racismo, Xenofobia e Chauvinismo













Introdução
Este trabalho foi elaborado no âmbito da disciplina de filosofia e tem como temas o racismo, a xenofobia e o chauvinismo.
A realização deste trabalho visa estimular os alunos a efectuar uma reflexão filosófica acerca dos diversos temas.
Para melhor expressar o meu ponto de vista sobre esta problemática apoiei-me não só na“relação do “eu” com o outro”, conteúdo leccionado nas aulas de filosofia do 10º ano, mas também na análise da evolução dos termos abordados.
Quanto à pesquisa efectuada para a elaboração do trabalho proposto, centrei-me tanto na actualidade (notícias, reportagens, estudos, teorias…) como em factos da história a nível mundial (Apartheid, luta pela igualdade de direitos por parte de Martin LutherKing…).
O racismo, a xenofobia e o chauvinismo são problemáticas extremamente importantes para a sociedade actual visto que a afluência tanto de imigrantes como de turistas, factores de influência positiva à economia, tem tendência a aumentar.
É, portanto, de suma importância discutir o tema com vista a minimizar o problema das atitudes racistas, xenófobas e chauvinistas.







Análiseetimológica dos termos
A etimologia é a parte da gramática que trata da história ou origem das palavras e explica o seu significado através da análise dos elementos que as constituem.
É, assim, o estudo da composição dos vocábulos e das regras da sua evolução na história.
Façamos, pois, a análise etimológica dos termos:
Racismo:
A palavra racismo tem origem na junção de dois termos: raça e“ismo”, sendo raça a palavra mãe.
Racismo = Raça + “ismo”
Para percebermos o significado da palavra racismo temos de entender o que significa realmente a palavra raça.
Raça é o grupo de indivíduos pertencentes a um tronco comum e que apresentam particularidades análogas entre os membros da mesma espécie.
A palavra raça teve origem no latim, de ratio, que significa espécie.
Assim, racismo, não é maisdo que uma teoria que afirma a superioridade da raça X ou Y em relação às outras raças. Nesta teoria assenta a defesa do direito de dominar ou mesmo reprimir as raças consideradas inferiores.
O racismo é, pois, uma atitude preconceituosa e discriminatória contra indivíduos de certas raças ou etnias.






Xenofobia:
A palavra xenofobia, tal como a palavra racismo, advém da junção de doistermos: xeno e fobia.
A palavra xeno esta relacionada com a formação de palavras que exprime a ideia de estrangeiro ou estranho.
Fobia é o medo patológico, aversão impossível de conter.
Xenofobia = Xeno + Fobia
Assim, podemos entender a xenofobia como a antipatia ou aversão pelas pessoas ou coisas estrangeiras. Esta pode ser característica de um nacionalismo excessivo. Xenofobia é também umdistúrbio psiquiátrico ao medo excessivo e descontrolado ao desconhecido ou diferente.
Xenofobia é um termo também usado num sentido amplo (amplamente usado mas muito debatido) referindo-se a qualquer forma de preconceito, racial, de grupos minoritários ou cultural.
Chauvinismo:
O termo chauvinismo teve origem em França, devido a Nicolas Chauvin, um soldado de Napoleão que se tornou um patriotafanático.
O chauvinismo é isso mesmo, um patriotismo exagerado, um amor exaltado à pátria, um sentimento de nacionalismo exacerbado.
Racismo e xenofobia: aspectos históricos
O racismo surgiu com o próprio surgimento do Homem, a intolerância é algo que desde sempre caracterizou a nossa espécie, assim, longo da história, muitas foram as manifestações de atitudes racistas e xenófobas.
O racismofoi utilizado pelos ricos para manter os trabalhadores divididos para que estes não se unissem e derrubassem o capitalismo.
Segundo esta teoria, o racismo verificou-se com o sistema europeu de classes em que as pessoas apenas tinham peles pigmentadas se trabalhassem no exterior. Os ricos consideravam o trabalho manual o dever dos inferiores e por conseguinte viam qualquer um com as...
tracking img