Racismo na sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudante é vitima de racismo em sala de aula
Discente: Danielli Chaves

Foi no ano de 2011 no Rio de Janeiro, quando uma aluna de 11 anos do EnsinoFundamental de Função de Apoio a Escola Politécnica (FAETC), foi vitima de racismo por parte de 6 estudantes na mesma instituição de ensino. O caso ocorreu1 semana após a escola ter promovido o Fórum das Relações Etnicorraciais, onde foram debatidas questões ligadas ao racismo, preconceito, discriminação esuas influencias na educação. O caso foi registrado na Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente (DPCA).
Segundo a diretora da ArticulaçãoInstitucional de Educação, desde setembro o grupo de 6 estudantes, com idade entre 11 e 14 anos, passou a ofender a menor chamando-a de “nega” e “macaca”.
Essasituação envolvendo racismo ou bullying nas escolas é cada vez mais comum. “A atitude destes meninos demonstra o quanto nossa sociedade é preconceituosa.Muitas vezes abertamente e em outras disfarçadas”.
É importante que o professor, juntamente com o diretor da instituição apure o caso, para saber se não háoutros casos semelhantes, até porque na maioria das vezes, o aluno prefere silenciar a denunciar que vem sendo vitima de racismo ou violência.
Chamar oresponsável do agressor para conversar, encaminhar ao Conselho Tutelar para informar o caso, porque não se trata só de racismo, mais também de bullying. Épreciso combater esse comportamento.
Quando entramos no mundo escolar, não sabemos ao certo o que nos espera. Temos que estar preparados para tudo.
tracking img