Qvt e seus beneficios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
I – INTRODUÇÃO

Atualmente, nos últimos tempos as organizações vivem em um ambiente totalmente globalizado e disputado, e a busca por resultado se torna cada vez mais desafiadora. Isso exige cada vez mais do funcionário a capacidade de suportar as cobranças e constantes pressões que são feitas devido ao crescimento das organizações.
As empresas veem uma necessidade de implantar um sistemachamado Qualidade de Vida no trabalho (QVT), um incentivo que possa tornar a jornada diária, mas produtiva e eficaz, visando, assim, uma melhoria no bem estar e consequentemente resultados significativos para a organização. Esse método QVT que vem se desenvolvendo a cada dia, tem como objetivo demonstrar os valores que beneficiam na qualidade de vida do trabalho dentro das organizações, mostrando queé possível obter mudanças favoráveis em relação ao homem, que por sua vez, a cada dia vem sofrendo desestimulo devido ao crescimento organizacional, e proporcionar ao funcionário, a compreensão dos benefícios relacionados à saúde, que através da atividade poderá adquirir um melhor desempenho e desenvolvimento no seu ambiente e atividades no trabalho e também na sua vida pessoal.
Existem diversasatividades para desenvolver esse sistema, que são: as implantações de lazer, atividades esportivas, atividade teatral, ginástica laboral e etc. Que proporcionam o bem estar, diversão, relaxamento, controle adequado, alívio das tensões diárias. Todas essas atividades têm um peso para a contribuição significativa e satisfatória para ambos.
Portanto, procura-se destacar neste artigo a melhoria daQVT do funcionário, que passou por alguns fatores que contribuíram para um desgaste não só físico, mas também mental, que com essa implantação nas organizações, a qualidade de vida e a jornada diária de trabalho se tornam cada vez mais estimulante para o crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal do funcionário, e com isso a organização passa a obter um bom desempenho e resultadosdesejados.







1.1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
A importância da qualidade de vida no trabalho reside no fato de que os trabalhadores passam a maior parte do tempo de suas vidas no ambiente onde trabalham. Com a carga horária de mais de oito horas diárias, durante décadas, percebe-se que não se trata mais de levar os problemas de casa para o trabalho e sim de levarmos para casa o estresse, osreceios e as angústias acumuladas no trabalho, durante o dia a dia.
Ao realizar um melhor estudo sobre este assunto as conclusões a que se pode chegar é que, atualmente, grande parte das reclamações dos trabalhadores, nos diferentes ambientes de trabalho, não reside, apenas, nas suas condições materiais, mas na forma como são tratados por aqueles que exercem autoridade. Esse fato pode levar algunschefes, com predisposição para tal, mesmo que sem intenção se comportar de maneira inadequada, abusando de sua autoridade, fazendo com que os funcionários subordinados venham a sofrer assédio moral, ocasionando sentimentos como baixa estima, e até mesmo raiva de seus superiores.
Atualmente esse é um assunto que independente do cenário econômico deve ser avaliado, esteja ele em recessão oucrescimento, seja uma instituição pública ou privada.
QVT, como identificar os valores que beneficiam o desempenho e o desenvolvimento de tarefas dentro das organizações?

1.2. HIPÓTESE
O desempenho define as características ou capacidade de comportamento de um indivíduo, de uma organização, em especial quando comparados com metas, requisitos ou expectativas previamente definidas. Umambiente propício ao desenvolvimento de tarefas, enfim, um profissional motivado e integrado, relacionando-se bem com todos da equipe de trabalho, sendo que uma boa aplicação da QVT pode propiciar à empresa uma maior produtividade e também baixos índices de absenteísmo (prática ou costume de se ausentar de um local onde seria obrigatória sua presença) e presenteísmo (presença física e ausência mental...
tracking img