Vidrarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CoordenaÇÃO DE ENGENHARIA QUÍMICA
curso de engenharia química

LILIAN GRAZIELLY G. DA SILVA
MARIA PAULA N. M. DA SILVA
RAFAELA DAIANE DE OLIVEIRA

química experimental: manuseio de materiais de vidro

relatório

PONTA GROSSA
2011
LILIAN GRAZIELLY G. DA SILVA
MARIA PAULA N. M. DA SILVA
RAFAELA DAIANE DE OLIVEIRA

QUÍMICA EXPERIMENTAL:MANUSEIO DE MATERIAIS DE VIDRO

Trabalho requisitado na disciplina de Química Geral e Experimental como avaliação parcial do 1º período do Curso Superior de Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Ponta Grossa.

Profª Maria Regina

PONTA GROSSA
2011

MANUSEIO DE MATERIAIS DE VIDRO – AULA PRÁTICA 4

1 Objetivos

Conhecer equipamentos e técnicas demedidas de volume em laboratório.

2 Materiais e métodos
Bequer de 250mL, erlenmeyer de 250mL, proveta de 100mL, pipeta volumétrica de 25mL, pipetas graduadas, bureta de 50mL e balão volumétrico de 100mL.

3. Procedimentos
3.1 Medir 50mL do líquido em um Bequer de 250mL e transferir para o Erlenmeyer, anotando a diferença de volume. Logo após anotar, transferir para a proveta e fazer a leitura dovolume novamente, verificando os erros na escala.
3.2 Medir 100mL do líquido na proveta graduada, transferir o líquido para um Béquer de 250 mL verificando o erro na escala. Em seguida transferir para um balão volumétrico, analisando a ordem crescente de precisão dos aparelhos.
3.3 Pipetar 10mL do líquido usando a pipeta volumétrica e transferir para a proveta de 100mL, comparando a precisãodas escalas.
3.4 Pipetar com uma pipeta graduada e transferir para um Béquer as seguintes quantidades do líquido: 1mL, 5mL, 3,8mL e 4 mL; para treinar o controle de volumes variáveis em uma pipeta graduada.
3.5 Encher uma bureta com o líquido- acertando o menisco e verificando se não há ar em alguma parte da torneira- e transferir para o Erlenmeyer, comparando a precisão da escala

4.Discussão
Ao medir 50mL, do líquido em questão, no béquer e transferi-lo para o erlenmeyer verificamos que o volume foi o mesmo, 50mL. Porém, quando despejado o mesmo líquido na proveta, houve a diminuição de 1mL. Analisamos que esta continha apenas 49mL do liquído, tendo em vista que a proveta faz medições aproximadas de volume. Ao realizarmos as medições com 100mL do líquido, constatamos que aotransferi-lo da proveta para o béquer, o volume continuava o mesmo, mas ao transferi-lo para o erlenmeyer houve um aumento de 4mL, logo observamos no erlemeyer uma medida de 104mL; e ao passar para o balão volumétrico constatamos 10mL a menos do que a quantidade colocada, ou seja, analisamos que continha 90mL. Quando pipetamos 10mL de água utilizando a pipeta volumétrica, ao transferirmos para aproveta o volume parecia maior, constando 11mL. Enquanto que ao transferir o líquido trabalhado da bureta para o erlenmeyer, neste último o volume aparentava 20mL a menos do que o colocado(50mL). A prática de utilizar a pipeta graduada para pipetar diversos valores, nos auxiliou a praticar o controle de volume e análise do menisco.

5 Questões

5.1 Qual a utilidade dos erlenmeyers?Os erlenmeyers são utilizados para efetuar titulações e aquecimento de líquidos. Também pode ser utilizado para dissolver substâncias, devido ao seu formato.

5.2 Como funciona a regra do menisco?

As superfícies do líquido geralmente apresentam uma curvatura, e para efetuar a leitura do volume deve-se comparar o menisco com as linhas do aparelho. O menisco é a parte mais baixa da superfíciedo líquido, com exceção de alguns em que essa curvatura é para cima, portanto o menisco será a parte mais alta da curvatura.

5.3 Como é formado o antidoto universal?

O antidoto universal contém chá forte, leite de magnésia, pão carbonizado (ou carvão ativo), nas proporções 1:1:2 (UFPA, 2011). Algumas referências trazem a composição por ácido tânico, no lugar de chá forte, pois é o ácido...
tracking img