qumica

Páginas: 5 (1071 palavras) Publicado: 22 de dezembro de 2013
KMnO4: Permangato de potássio
Historia.
Foi descoberto em 1659 pelo químico alemão Glauber, quando fundiu uma mistura do mineral pirolusita com carbonato de potássio. Obteve um material que dissolvido em água formou uma solução verde de manganato de potássio que, lentamente, mudou para a cor violeta devido à formação do permanganato de potássio.
Propriedades físico-químicas
O Permanganatode potássio é um composto químico de função química sal, inorgânico, formado pelos íons potássio (K+) e permanganato (MnO4−). É um forte agente oxidante. Tanto como sólido como em solução aquosa apresenta uma coloração violeta bastante intensa.
Fórmula molecular
KMnO4
Massa molar
158,034 g mol-1
Aparência
cristais roxo-bronze
Densidade
2,7 g cm-3 (20 °C)
Ponto de fusão
decompõeSolubilidade em água
7,06 g/100 mL (25 °C)




Aplicações:
É utilizado principalmente no tratamento da catapora (varicela) pois ajuda a secar os ferimentos. É usado também como agente oxidante em muitas reações químicas em laboratório e na indústria. Também é utilizado como desinfetante em desodorantes. É usado para tratar algumas enfermidades parasitarias dos pés, no tratamento da água paratorná-la potável e como antídodo em casos de envenenamento por fósforo. Na África, muitos o utilizam para desinfetar vegetais com a finalidade de neutralizar qualquer bactéria presente. Soluções diluídas (0,25%) são utilizadas como enxaguantes bucais e, na concentração de 1 %, como desinfetante para as mãos.
É usado como reagente na síntese de muitos compostos químicos. Em química analítica, uma soluçãode aquosa padrão é usada com freqüência como titulante oxidante em titulações redox devido a sua intensa coloração violeta.
O permanganato se reduz ao cátion , Mn+2, incolor, em soluções ácidas. Em soluções neutras, o permanganato se reduz a MnO2, um precipitado marrom na qual o manganês tem um estado de oxidação 4+. Em soluções alcalinas, se reduz a um estado de oxidação 6+, formando o K2MnO4.É utilizado como reactivo para determinar o número Kappa da polpa de celulose.








CuSO4: Sulfato de Cobre
Introdução:
Sulfato de Cobre (II) ou Sulfato Cúprico é um composto químico cuja fórmula molecularCuSO4. Este sal existe sob algumas formas, que se diferem por seu grau de hidratação. Na sua forma anidra ele se apresenta como um pó de coloração verde opaca ou cinzento, enquantona sua forma penta-hidratada (CuSO4.5H2O), a forma no qual é mais encontrado, ele é azul brilhante. A forma anidra ocorre sob a forma de um mineral raro chamado de calcocianita. A forma hidratada ocorre na natureza como calcantita (penta-hidratado). Arcaicamente era chamado de vitríolo azul e pedra-azul.
Propriedades:
O sulfato de cobre penta hidratado decompõe-se antes de liquefazer, perdendoquatro águas de hidratação à 110 °C a 200 °C, graças ao rompimento das interações de Van der Walls. À 650 °C o sulfato de cobre(II) decompõe-se em óxido de cobre(II) (CuO) e trióxido de enxofre(SO3). Sua coloração azul deve-se às suas águas de hidratação. Quando em contato com chama, seus cristais se desidratam e tornam-se cinzentos. O sulfato de cobre na sua forma anidra apresenta-sefortemente higroscópico.
Propriedades
Fórmula química
CuSO4
Massa molar
159.59 g mol-1
Aparência
blue crystalline solid (pentahydrate)
gray-white powder (anhydrous)
Densidade
3,60 g·cm-3
2,284 g·cm-3 (Penta-hidrato, 25 °C)  1
Ponto de fusão
110 °C (−4H2O)
150 °C (423 K) (−5H2O)
< 650 °C decomp. [carece de fontes]
Solubilidade em água
203 g·l-1 (20 °C) 1
Solubilidade
anhydrous
insolublein ethanol

pentahydrate
soluble in methanol andethanol [carece de fontes]
Índice de refracção (nD)
1.514 (pentahydrate)[carece de fontes]
Estrutura
Estrutura cristalina
Triclinic
Geometria de
coordenação
Octahedral
Termoquímica
Entropia molar
padrão So298
109.05 J K−1 mol−1
Riscos associados
MSDS
ICSC 0751 (anhydrous)
ICSC 1416 (pentahydrate)
Classificação UE
 Nocivo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Qumica
  • qumica
  • QUMICA
  • Qumica
  • Qumica
  • Qumica
  • Qumica
  • Qumica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!