Qumica

Páginas: 11 (2723 palavras) Publicado: 24 de março de 2014
Determinação do teor de H2O2 em amostra de água oxigenada

1. Introdução

O peróxido de hidrogênio possui propriedades oxidantes e redutoras, dependendo do potencial de oxidação das substâncias com que reage. O potencial de oxidação de uma espécie química mede sua tendência a se oxidar, isto é, o seu poder redutor.
Este relatório apresenta a realização da prática de Titulação deOxi-redução de KMnO4. O permanganato de potássio é um agente oxidante forte, por isso acaba obtendo dificuldade em obter um nível de pureza elevado e totalmente o dióxido de manganês É necessário , então, eliminar essas substâncias oxidáveis para preparar uma solução estável de KMnO4. Com a solução padronizada de KMnO4 foi possível determinar a pureza do H2O2, por meio da titulação com a solução de KMnO4. Natitulação com permanganato de potássio, o ponto final é acusado pelo aparecimento de uma coloração rósea, isto acontece porque o reagente é fortemente corado e ele próprio pode atuar como indicador (titulação auto-indicada).
A permanganatometria, baseada no uso de permanganato de potássio como reagente titulante, é o mais importante dos métodos titulométricos de óxido-redução. O permanganato éum poderoso agente oxidante (reduz facilmente). Suas soluções são de coloração violeta intenso e na maioria das titulações, o ponto final pode ser assinalado pela coloração do íon permanganato (um excesso de 0,02 mL, menos que uma gota, visivelmente muda o meio de incolor para violeta claro). Por este motivo, essa solução é chamada de indicador natural, não por provir da natureza, mas por indicar oponto final sem o uso de indicadores.
O fundamento da principal técnica permanganimétrica, em meio extremamente ácido, consiste em reduzir o íon manganês (do permanganato de potássio) de septa-valente (+7) para bivalente (+2), segundo a reação:

+7 +2
MnO4- + 8 H+ + 5 e-  Mn2+ + 4 H2O
(variação de nóx) = 5 elétrons

O permanganato não é obtido como padrão primário, principalmente pelabaixa estabilidade da solução, que necessita ser aferida em até duas vezes por dia, dependendo do seu uso. A instabilidade é explicada pela tendência dos íons MnO4- em oxidar com a água.
Mesmo o permanganato de potássio sendo um auto indicador, também pode-se empregar amido como indicador, já que ele reage com o iodo na presença de íons iodetos para formar um complexo azul intenso. Assim, este évisível mesmo a concentrações muito baixas de iodo.
Para esse experimento onde usamos o permanganato de potássio é importante resaltar que a relação entre a normalidade e molaridade ( N= x . M) depende de x , que representa os equivalentes contidos em 1 mol do composto. E este se difere devido a diferentes classificações de cada substância. Se esta for um ácido x é o número de H+; se for uma base, x é o número de OH-; se for um sal, x é o mmc entre os nox do cátion e do ânion; se for oxidante/redutor, que é o caso em questão, x é o número de elétrons envolvidos na reação de oxi-redução. Para uma reação de redox o equivalente é a massa molecular (MM) dividida pelo número de elétrons transferidos.
A permanganimetria pode ser usada para a determinação de ferro, análise de peróxido dehidrogênio, determinação de nitritos e determinação de matéria orgânica através do consumo de oxigênio.
O composto Peróxido de Hidrogênio é conhecido popularmente como “água oxigenada”, solução aquosa cuja fórmula é [H2O2 (aq)], e se classificam conforme a concentração. Nos rótulos, comercializados geralmente em farmácias, aparece a indicação do tipo: 10 volumes, 20 volumes, sendo que quanto maior ovolume mais concentrada será a solução. Quando a concentração de peróxido de hidrogênio é muito alta (100 volumes), a solução apresenta aspecto viscoso. Neste caso é usada em laboratório e indústrias. Se a concentração for de 10 volumes, é usada como agente bactericida dos ferimentos externos e em gargarejos, por que possui ação anti-séptica. Também é utilizada como alvejante de tecidos, e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Qumica
  • qumica
  • QUMICA
  • Qumica
  • Qumica
  • Qumica
  • qumica
  • Qumica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!