Quixeramobim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução




Quixeramobim é o mais antigo município do sertão central cearense, estende-se por uma área de mais de 3.200 km², compreendendo dez distritos: Sede municipal, Belém, Encantado, Lacerda, São Miguel, Manituba, Nenêlandia, Paus Brancos, Passagem e Uruquê.

Sua paisagem é marcada pela planície semi-árida, onde afloram elevações rochosas cristalinas, sendo cortadopor rios e riachos intermitentes. Seu principal recurso hídrico é o Rio Quixeramobim, que hoje está perenizado no trecho entre os açudes Fogareiro e Quixeramobim, sendo estas represas as constituintes das mais importantes obras hídricas do Município.

O rebanho bovino está na história de Quixeramobim desde sua colonização, quando foi instalada a Fazenda Santo Antonio do Boqueirão, pelofundador da cidade, o português Antonio Dias Ferreira, que também construiu a capela que atraiu famílias para o seu entorno, da fazenda surgiu a Vila de Campo Maior, núcleo do qual nasceu a atual cidade.

Quixeramobim é uma cidade do interior do estado Ceará, mais conhecida como o Coração do Ceará. Dessa forma, é necessário que conheçamos sua história e as diversas interfaces que a compõe.Este trabalho por sua vez, mostra os principais órgãos da cidade, seus principais líderes e os meios de hospedagem existentes, tentando assim, fazer-se conhecer melhor e mais detalhadamente, esta cidade que é história e faz história na vida de toda uma população.










2. Objetivos



2.1. Objetivo Geral:

✓ Apresentar dados relevantes sobre o município, como: localização,área de abrangência, população, meios de hospedagem, clima, cultura e potencial turístico. Mostrando assim, o desenvolvimento que provêm do esforço e dedicação de todos que fazem parte da gestão do município.




2.2. Objetivos Específicos:

✓ Apresentar os órgãos públicos que são de extrema importância para o desenvolvimento da cidade;

✓ Identificar os principais fatoresresponsáveis pelo desenvolvimento da Cultura & Turismo de Quixeramobim;

✓ Mostrar como ocorre o funcionamento dos meios de hospedagem.


3. Metodologia




O trabalho apresentado foi baseado em pesquisas realizadas nos principais órgãos públicos e meios de hospedagem da cidade de Quixeramobim com a utilização de formulários para entrevistas, câmera fotográfica para registrar as imagens.As entrevistas foram feitas com filhos ilustres da cidade, historiadores, secretários municipais, proprietários de meios de hospedagem.

Foram feitas também pesquisas na internet e livros pertencentes ao acervo da biblioteca pública municipal.






4. Desenvolvimento



4.1. Conhecendo Quixeramobim

Quixeramobim é uma cidade que possui uma área territorial de3.275,838 km², está localizada na região central do estado do Ceará, limitando-se ao Norte com município de Madalena, ao Leste com os municípios de Quixadá, Banabuiú e Choró, ao Sul com os municípios de Senador Pompeu, Solonópole e Pedra Branca e ao Oeste com município de Boa Viagem. Tem como Latitude S: 5º 12' e Longitude w: 38º 18'.

A cidade é dividida em 10 (dez) distritos: Belém,Encantado, Lacerda, São Miguel, Manituba, Nenêlandia, Pirabibu, Passagem, Uruquê e Sede. O município tem uma população de aproximadamente 73.517 habitantes, segundo dados da pesquisa realizada pelo IBGE 2009.

Quixeramobim possui um clima tropical quente semi-árido com chuvas concentradas de fevereiro a abril, sua pluviometria média é de 708 mm, com uma temperatura variando entre 25º a 32º C.A economia de Quixeramobim tem sua base na Agricultura, Pecuária, Comércio, Indústria e Serviços, destacando-se por ter o maior rebanho bovino leiteiro do Estado do Ceará, possuindo aproximadamente 60.000 cabeças de bovino, que chegam a produzir 110.000 litros de leite por dia. As culturas mais desenvolvidas na região são de Feijão, Milho, Arroz, Algodão e Fruticultura.

Em...
tracking img