Quinhentismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUINHENTISMO BRASILEIRO

Denominação genérica de todas as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI.


Momento histórico

Europa
▪ Auge do Renascimento
▪ Reforma protestante
▪ Contra-Reforma




O homem europeu entre duas conquistas: material e espiritual.


A literatura Informativa

O Quinhentismo no Brasil não apresenta preocupação artística,uma vezque, após o descobrimento, a colonização foi exploratória. O principal objetivo dos textos produzidos nesse período liga-se às crônicas de viagem, textos comuns aos movimentos das grandes navegações e ao Mercantilismo, preocupados apenas com a passagem de informações.
Literatura descritiva, de pouco valor literário; conhecida também como literatura dos viajantes ou dos cronistas.

Principalcaracterística: exaltação da terra; apresentando também: linguagem culta, descritivismo, informação, de caráter documental, histórica.
Principais destaques: Pero Vaz de Caminha; Pero Gândavo.


A literatura dos Jesuítas

Literatura de cunho pedagógico, voltada ao trabalho de catequese.

Principal destaque: José de Anchieta – jesuíta de maior destaque.
Manuel da Nóbrega



CRONISTASDO DESCOBRIMENTO – a obra


A obra apresenta treze textos do período quinhentista brasileiro, entre crônicas de viagem, cartas e poemas, antecedidos por comentários dos organizadores sobre o autor de cada texto.


Carta do achamento do Brasil: Pero Vaz de Caminha

A primeira publicação da Carta em livro é de 1817, feita pelo padre Manuel Aires do Casal, que encontrou uma cópia noArquivo da Marinha Real do Rio de Janeiro. A obra em estudo apresenta quatro partes da carta, a saber:
Na primeira parte, tem-se o começo da viagem e a chegada ao Brasil:

“Posto que o Capitão-mor desta vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza a nova do achamento desta vossa terra nova, que nesta navegação agora se achou, não deixarei também de dar conta disso a VossaAlteza, o melhor que eu puder, ainda que, para o bem contar e falar-, a saiba fazer pior que todos.”(p.19)
(....)
A partida de Belém, como Vossa Alteza sabe, foi, segunda-feira, 9 de março. Sábado, 14 do dito mês, entre as oito e as nove horas, nos achamos entre as Canárias, mais perto da Grâ Canária, onde andamos todo aquele dia em calma, à vista delas , obra de três a quatro léguas. E domingo, 22do dito mês, às dez horas, pouco mais ou menos, houvemos vista das ilhas de Cabo Verde, ou melhor, da ilha de S. Nicolau, segundo o dito de Pero Escobar, piloto.
Na noite seguinte, segunda-feira, ao amanhecer, se perdeu da frota Vasco de Ataíde com sua nau, sem haver tempo forte nem contrário para que tal acontecesse. Fez o Capitão suas diligências para o achar, a uma e outro parte, mas nãoapareceu mais.
E assim seguimos nosso caminho , por este mar, de longo, até que, terça-feira das Oitavas de Páscoa, que foram vinte e um dias de abril, estando da dita ilha obra de 660 ou 670 léguas, segundo os pilotos diziam, topamos alguns sinais de terra, os quais eram muita quantidade de ervas compridas, a que os mareantes chamem botelho, assim como outras a que dão nome de rabo-de-asno. E,quarta-feira seguinte, pela manhã topamos aves a que chamam furabuchos.
Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos: ao monte alto o capitão pôs nome – o Monte Pascoal e à terra – a Terra de Vera Cruz.
(...) Ali permanecemos toda aquela noite. E àquinta-feira, pela manhã, fizemos vela e seguimos direitos à terra, indo os navios pequenos diante (...) onde todos lançamos âncoras em frente à boca de um rio. E chegaríamos a esta ancoragem às dez horas pouco mais ou menos.
(...)
Então lançamos fora os batéis e esquifes, e vieram logo todos os capitães das naus a esta do capitão-mor, onde falaram entre si. E o capitão-mor mandou em terra no batel a...
tracking img