Um olho vivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
serviço social

cirlei terezinha pedralli da silva

prevalência de catarata na população de idosos EM machadiNHO D´OESTE: um novo olhar

Machadinho D’Oeste
2011

cirlei terezinha pedralli da silva

prevalência de catarata na população de idosos EM machadiNHO D´OESTE: um novo olhar

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Nortedo Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

Orientador: Prof. Amanda Boza Gonçalves
Tutora Eletrônica: Ana Lucia Condi
Tutora de Sala: Andreia Cristina Loubato
.

Machadinho
2011

Londrina, _____de ___________de 20___.

Dedicatória

Dedico este trabalho aos meus pais, que me ensinaram os valores e princípios que fizeram demim uma pessoa melhor.
Aos meus filhos, marido e professores pelo amor, carinho, apoio, incentivo e pela contribuição para esta conquista.

AGRADECIMENTOS

Muitos contribuíram para minha conquista, porém, alguns de uma forma especial e, por isso quero aqui mencioná-los:
A Deus, por sempre guiar meus caminhos e me abençoar a cada dia, dando-me sabedoriapara superar os obstáculos, me fazendo acreditar que posso vencer.
Ao meu esposo Adroaldo da Silva, pelo carinho e paciência demonstrados no decorrer do curso.
Ao meu filho Alencar, que dedicou seu tempo e sabedoria para que eu pudesse desfrutar desse momento de júbilo, e que, com sua presença constante foi essencial para mim, no trabalho de conclusão curso.
Meus filhos Alencar, Alessandro,Silvana e Augusto que estiveram sempre presentes em todos os momentos da minha vida e que sempre me ajudaram em minhas decisões.
As minhas companheiras de curso Clévis Jordani e Silvia Natalia Gandra que foram fundamentais para que eu pudesse chegar ao final desta jornada.
Aos colegas de trabalho que sempre contribuíram para o meu crescimento profissional, por todo apoio e compreensão.
A todaequipe técnica do Pólo da Unopar de Machadinho D’Oeste – RO.
Enfim, a todos que colaboraram direta e indiretamente para a conclusão desse trabalho. Obrigada!

Epígrafe

"Assim como a cera, naturalmente dura e rígida, torna-se, com um pouco de calor tão moldável que se pode levá-la a tomar a forma que se desejar também se pode, com um pouco de cortesia e amabilidade, conquistar os obstinados eos hostis."

(Arthur Schopenhauer)

SILVA, Cirlei Terezinha Pedralli da. “Prevalência de catarata na população de idosos machadiense”. Um Novo Olhar 2011. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso Bacharel em Serviço Social – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Machadinho D’Oeste, 2011.

RESUMO

Dentre as maiores limitações para o ser humano,estão à perda da visão. Neste contexto a senilidade tem relação direta com uma gama de deficiências advindas com o passar dos anos, sendo a catarata a deficiência de maior ocorrência nos países em desenvolvimento. Este trabalho objetivou retratar a prevalência acerca da ocorrência de catarata em idosos no Município de Machadinho D’Oeste - Rondônia. Para este trabalho, foram analisadas 83 pessoasque procuraram atendimento médico, sendo submetidas à consulta no Hospital Municipal e encaminhadas para exame oftalmológico no Hospital Santa Marcelina em Porto Velho - RO. Das 83 encaminhadas e consultadas, 80 com idade acima de 60 anos, o que é corroborado pela Organização Mundial da Saúde que cita: “para os países subdesenvolvidos ou em via de desenvolvimento, a pessoa é considerada idosa apartir de 60 anos de idade”. Desta forma considerando os 80 idosos atendidos, as doenças mais prevalentes foram: 50% diagnosticadas com catarata, 2,2%, apresentaram Pterígio e 47,8% outras deficiências visuais. Concluiu-se que em decorrência da falta de profissionais especialistas nas clínicas e hospitais locais, fica a população do Município dependente das políticas públicas sociais para...
tracking img