Revestimentos verticais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REVESTIMENTOS VERTICAIS

São conjuntos de camadas de materiais como alvenaria, gesso acartonado e paredes maciças de concreto quecobrem a superfície da estrutura fornecendo proteção contra a deterioração evitando a ação de agentes agressivos; vedo ajudando na estanqueidade do ar e água, funções termo-acusticas, proteção contra fogo e intrusões; acabamento final características estéticas davedação e do edifício, valorização econômica relacionada ao uso dahigiene, segurança da utilização e sanidade. São classificados como a quanto à superfície que vão revestir verticaisou horizontais; quanto à posição no edifício, internos de área seca ou área molhada, externos proteção e estética; quanto a técnicas de fixação aderentes: argamassa e cerâmicos; fixados por dispositivos: parafusos, insertosepregos; quanto à visibilidade das juntas: monolíticas (sem juntas, argamassas) e modular (com juntas aparentes, cerâmicas, pedras e madeira); quanto aos materiais de argamassa de aplicação de pintura ou textura e argamassapigmentada sendo fulget, travertino, monocamada e massa raspada.

Tipos de Revestimentos
Variam de acordo com o material que utilizam e são normalmente compostos porargamassas de cimento ou gesso.
Chapisco
É uma argamassa feita de cimento e areia grossa, traço 1:3, e que é aplicada na parede de alvenaria ou concreto, com a finalidade de melhorar a aderência da parede com a camada de revestimento que será feita sobre ela. Antes da aplicação do chapisco deve-se molhar a superfície da parede, aspergindo água com uma brocha. A argamassa de chapisco é colocada nadesempenadeira e lançada contra a parede com a colher de pedreiro a uma distância de aproximadamente 1 metro, em movimentos vigorosos, faendoá grudar na parede. A sua aplicação deve resultar numa camada fina e uniforme sobre toda a parede, com espessura aproximada de 5mm e textura bem áspera.

Emboço
O emboço é um revestimento de superfícies utilizado na construção civil, é considerado o corpo dorevestimento e suas principais funções são a vedação e regularização da superfície e a proteção da edificação, evitando a penetração de agentes agressivos.
Camada de revestimento em argamassa com a função de regularizar a base. Propiciando uma superfície que permita receber uma camada de reboco ou de revestimento decorativo (textura, argamassa decorativa, cerâmicas, pintura, etc).
Normalmenteconstituido de uma mistura de areia, cimento e cal ou saibro , o emboço atua como base para a aplicação do reboco, devendo promover a boa ancoragem com ele e possuir uniformidade de absorção para que haja boa aderência entre as duas camadas.
Dependendo do tipo de acabamento especificado em projeto, o emboço pode se constituir na única camada de revestimento, denominado emboço paulista. 
Servirá debase para assentamentos de azulejos e de cerâmicas, como acabamento de revestimento das paredes.
Iniciado após completa aderência de argamassa das alvenarias e chapisco.
O emboço só deverá ser iniciado depois de embutidas todas as canalizações nas paredes.
A espessura do emboço não deverá ultrapassar a 20 mm.
Deverá ser executado com argamassa 1:2:6 cimento, areia e arenoso.

 

Reboco:Camada de revestimento utilizada para cobrimento do emboço, propiciando uma superfície que permita receber o revestimento decorativo ou que se constitua no acabamento final.
O reboco (acredita-se que do árabe "rabuq") é um tipo de argamassa com que se alisam as paredes, preparando-a para receber a cal ou a pintura.
Em cerâmica, também denomina a substância com que se reveste o interior de um vaso,impermeabilizando-o.
Mais recentemente, os revestimentos exteriores dos edifícios têm sido objecto de grandes inovações.
Entre elas existe o reboco térmico pelo exterior que visa eliminar as pontes térmicas formadas pela existências dos elementos estruturais, tais como pilares e vigas.
O reboco dá proteção externa às paredes, sejam elas de que material for – tijolo comum, tijolo furado,...
tracking img