Quimioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇAO

O Brasil classifica-se entre os países com maior incidência de câncer de mama em todo o mundo.Segundo o Instituto Nacional de Câncer - INCA/PRO-ONCO, o número de casos novos de câncer de mama estimados para 1998 no país foi de 32.695 casos, enquanto que em relação à mortalidade, foram estimados para o mesmo ano 7.165 óbitos.1 Os dados epidemiológicos que estão disponíveisatualmente, permitem considerar o câncer como um problema de saúde pública no Brasil. Embora o prognóstico seja otimista para a maioria das mulheres diagnosticadas no estágio inicial da doença, o diagnóstico de câncer de mama tem um profundo impacto psicossocial nos pacientes e seus familiares.

Lugton2 afirma que em situações de crise,as pessoas necessitam ter assegurado o amor e o suporte emocionaldaqueles que estão próximos, no sentido de manter a própria identidade. Em seu estudo com mulheres diagnosticadas com câncer de mama, o autor aponta a necessidade que as mulheres referiram de confrontar sua própria mortalidade, no sentido de ajudá-las a enfrentar a incerteza do futuro.

Segundo Gotay,3 o medo do diagnóstico de câncer, de recorrência ou de progressão da doença foi referido pelasmulheres e seus parceiros, tanto para o estágio precoce da doença quanto para o avançado. As pesquisas brasileiras relativas ao câncer de mama e realizadas por enfermeiros têm contribuído para a compreensão de alguns aspectos da experiência vivenciada pela mulher e melhorar a qualidade da assistência a essas mulheres (Mamede et al.;4 Mamede;5 Vieira;6 Almeida;7 Silva;8 Negrini;9 Wolff;10 Clapis;11Almeida12). Embora vários aspectos sobre os efeitos psicossociais do câncer sejam conhecidos, compreendemos que a experiência do câncer de mama é ampla e envolve diferentes momentos com significados distintos e com implicações na vida diária e nas relações entre a mulher e as pessoas do seu contexto social. Assim, o objetivo deste estudo foi compreender e descrever como a experiência do diagnósticode câncer de mama é vivida
pela mulher.









CAPITULO 1: O que é o câncer de mama ?

Segundo o INCA(Instituto Nacional de Câncer) câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos.
“Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando aformação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo”.(INCA)
As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando inter-relacionadas. As causas externas referem-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de uma sociedade. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, e estão ligadas à capacidadedo organismo de se defender das agressões externas. Os tumores podem ter início em diferentes tipos de células. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominadas carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.(INCA)

Segundo o INCA, citado por Faculdade de Medicina do ABC. ”O câncer é uma das causasde maior mortalidade e morbidade no mundo, com mais de dez milhões de casos novos e mais de seis milhões de mortes por ano”.


Ainda segundo o INCA, de todos os tipos de neoplasias, exceto o câncer de pele não-melanoma, o câncer de mama é o mais incidente nas mulheres no mundo (cerca de um milhão de casos novos estimados por ano)1. No Brasil, o câncer de mama é o mais prevalente no sexofeminino, entre 40 e 69 anos, sendo a maior causa de morte por câncer entre as mulheres2. De acordo com a “Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil para 2006”, publicada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama foi o segundo mais incidente, com 48.930 casos, abaixo apenas do câncer de pele não-melanoma. A taxa de mortalidade relacionada ao câncer corresponde a 15%, sendo que...
tracking img