Sistema toyota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Toyota de Produção
Campo Grande/MS, 23 de Março de 2002

INTRODUÇÃO
Há mais de sessenta anos, em 1937, a Toyota Motor Co. Ltd. Foi inicialmente criada como uma subsidiária da Toyoda Automatic Loom Works, um dos principais fabricantes mundiais de máquinas de tecelagem sob a chefia de Sakichi Toyoda, "Rei dos Inventores" do Japão.
Depois da venda dos direitos da patente de uma das suasmáquinas, a parcela inicial do investimento a longo prazo foi para o desenvolvimento e fabrico experimental dos primeiros automóveis da Toyota, e finalmente para o lançamento do seu primeiro carro de pequenas dimensões (Modelo SA) em 1947.
Aproximando-se agora do seu 62º. aniversário, a então inexperiente Toyota Motor Company, fundada por Kiichiro Toyoda, filho de Sakichi, conseguiu evoluirgradualmente até à posição de liderança que hoje ocupa.
Porém, tal como qualquer outra empresa, não ficou isenta de problemas inerentes ao seu crescimento. Em 1950, a Toyota sofreu a sua primeira e única greve. Os trabalhadores e a Administração sairam deste bloqueio firmemente empenhados nos princípios da confiança e dependência mútua. Continua a ser a filosofia colectiva que ainda norteia ocrescimento da Empresa nos dias de hoje.
Os sistemas de produção também foram melhorados no final dos anos 50, culminando na criação do "Sistema de Produção Toyota". Baseado nos preceitos Jidoka, "Just-in-time" (Pontualidade a todos os níveis) e "Kaizen" (Melhoria Contínua), o sistema ajuda a reduzir inventários e defeitos em todas as nossas operações a nível mundial.
A produção de veículos fora doJapão começou em 1959 numa pequena fábrica no Brasil, e continuou com uma crescente rede de fábricas em diversos pontos do globo. A Toyota acredita na localização das suas operações, pois permite fornecer aos clientes os produtos que eles necessitam onde mais são precisos; esta filosofia cria relações reciprocamente benéficas a longo prazo com fornecedores locais e ajuda a empresa a satisfazer os seuscompromissos para com as fábricas instaladas em vários países por todo o mundo.
Para além da produção, a Toyota também possui uma rede global de instalações de design e de "Pesquisa e Desenvolvimento", abrangendo os três mais importantes mercados automóveis do Japão, América do Norte e Europa.

O PARADIGMA JUST-IN-TIME
Entende-se melhor o real significado do Just-in-Time comparando-o com seuantecessor: o Just-in-Case. A gestão de um negócio pela ótica do Just-in-Case conduz a que se produza segundo a máxima capacidade de produção dos recursos, antecipando a demanda futura sob a forma de estoques. Não se desenvolvem esforços nem para balancear as capacidades nem para eliminar as variabilidades, pois o interesse é operar o tempo todo na máxima capacidade. O ritmo de produção é ditadopela capacidade excessiva do primeiro processo, que "empurra" a produção em direção aos processos sucessivos, resultando inventário consideravelmente mais alto do que o necessário. Já o Just-in-Time gerencia para obter o nivelamento da produção e age para diminuir as variabilidades no processo. Atribui pequenos estoques de material em processo na frente de cada centro produtivo, para proteger osistema das incertezas e flutuações estatísticas dos processos de manufatura. Atingindo-se este estoque, o processo precedente é interrompido. Ao considerar-se toda a cadeia produtiva, o Just-in-Time mantêm uma quantidade de estoques intermediários bastante inferior ao Just-in-Case. Através de ferramentas e técnicas de solução de problemas, busca a melhoria contínua de seus processos e procedimentosatravés da eliminação de todo desperdício.
Em uma interpretação literal, associa-se ao termo Just-in-case uma idéia como: ‘caso for necessário, estará pronto’, o que difere de ‘quando for necessário estará pronto’, associado ao Just-in-Time.

A ORIGEM DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO
Antes da ocupação americana, ao fim da segunda guerra mundial, a estrutura industrial do Japão era fortemente...
tracking img